TEMÁTICAS TRATADAS AQUI

SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



quarta-feira, 1 de maio de 2013

EaD – mais uma sigla, ou mudança concreta?



Nada como ter amigos “in”!! Embora feriado, estou trabalhando em SC (soube que posso mandar meu chefe pra cadeia por causa disso! Kkkkk!). Preocupada em postar regularmente aqui no blog, lembrei que João Alfredo Barcellos havia generosamente compartilhado comigo anotações pessoais sobre algumas palestras do Congresso da Associação Brasileira de Ensino a Distância, realizado de 23 a 26 de setembro de 2012, em São Luis/MA. Quando do envio, perguntei se poderia postar no blog – e é o que faço agora. Obrigada, João! =)

Como são várias palestras, vou fazer duas postagens com elas. Esta de hoje vai levantar alguns aspectos sobre a Educação a Distância (EaD), seus limites e possibilidades no Brasil.

“Na palestra "Sistema de Educação de Jovens e Adultos com EAD no Cederj/Cecierj: do Ensino Fundamental a Pós Graduação Lato Sensu", o Prof. Carlos Eduardo Bielschowsky informou que cerca de 50% dos estudantes do Estado do Rio de Janeiro estão com defasagem de idade/série, sendo 35% destes jovens adultos na faixa etária de 18 a 24 anos, para os quais o EaD poderia ser uma alternativa no processo de educação. Deve ser levado em conta o grau de facilidade de cada disciplina no formato EaD: ciências humanas (considerada fácil); física, química e biologia (mais ou menos fácil); e matemática (menos fácil). De qualquer forma, a avaliação do estudante continua sendo fundamental, podendo ainda ser utilizado um sistema algorítmico que geraria provas a partir de um banco de questões, com diferentes gruas de dificuldade. No Brasil, a EaD é regulamentada pelo Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005”.

João relata que alguns exemplos de EaD foram relatados no evento, como o desenvolvimento de cursos a distância na administração pública da Escola de Administração Fazendária – ESAF (cuja palestrante foi Kelly Ramos de Souza Bitencourt);  ou o uso de EaD para ensino de tecnologias no Setor Público, exemplificado pelo caso do SERPRO (com o palestrante Carlos Murilo da Silva Valadares); ou ainda o caso equatoriano sobre a implantação de educação híbrida no país em 1988 (com o palestrante Gonzalo Mendieta, da Universidade de San Francisco de Quito.

 Se o panorama começou focando a realidade brasileira, encerra numa perspectiva mais geral:

“Na palestra "La formación a distancia. El gran reto del siglo XXI", o palestrante Santiago Castillo Arredondo, da Universidad Educacional de Educación a Distancia, explicitou que a UNESCO tem se pautado por uma sociedade do conhecimento/aprendizagem constantes, havendo inclusive tendências de crescimento de instituições que oferecem cursos de graduação e pós-graduação a distância (p.ex.: Bircham International University), e que as universidades norte-americanas estariam, assim, investindo muitos recursos no EaD. Para a União Européia, este processo teria como objetivo comum a empregabilidade e a cidadania ativa e participativa na Europa do século XXI por meio da educação permanente, na medida em que o EaD possui flexibilidade e compatibiliza o estudo com o trabalho, somados às responsabilidades sociais – além de poder servir como uma segunda possibilidade de formação superior”.
As demais narrativas são mais focadas no e-learning e/ou aspectos que se aproximam mais daquilo que estamos discutindo cotidianamente aqui no blog... Fica ligad@! =)

Bom feriado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário