TEMÁTICAS TRATADAS AQUI

SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



terça-feira, 14 de maio de 2013

Percebendo os games como alternativas reais de aprendizado…


Estamos esquentando os tambores para começar a contar mais detalhes sobre nossos jogos da Xmile, que esta semana foram pela primeira vez experimentados “inteirinhos” pelas crianças que vêm participando parte a parte de sua criação... Muito legal o feedback delas! Aguardem lendo mais um post de Juliana Uggioni!! =)

“Cada vez mais as portas das escolas estão se abrindo para os games, e eles vêm se tornando uma alternativa real de aprendizado. Em muitos deles, os estudantes nem percebem que estão jogando um game educativo! No artigo “Game ensinaálgebra as crianças ‘secretamente’”, Vagner de Alencar fala justamente disso.... Um grupo de noruegueses criou o DragonBox Álgebra, no qual as crianças aprendem de uma forma simples e divertida as noções básicas de álgebra. Uma das características do game é ensinar “secretamente” matemática para os estudantes entre 6 a 12 anos. Para Joane Chantre, coordenadora de comunicação da startup: “embora seja um jogo para crianças com dragões e figuras animadas, o que verdadeiramente está por trás dele é matemática pura. A criança não percebe que na realidade está resolvendo equações”.

Também, temos exemplos de iniciativas individuais que começaram em sala de aula, como aquela descrita no artigo “Professor ensina história comgames e cartuns. Vinicius Boprê escreve sobre o projeto de Gamificação de Sorocaba, do professor Rodrigo Araújo, que alia tecnologia e o ensino de história através da produção de games e cartuns. Este projeto foi vencedor da categoria de Inovação em Conteúdo do Prêmio Educadores Inovadores da Microsoft. O professor percebeu que os estudantes se interessavam mais pelo conteúdo quando ele utilizava recursos como games, animações e cartuns. Ele começou a desenvolver seus primeiros jogos com ajuda de um software chamado Game Maker, mas também, com a participação dos estudantes: “eles desenham, roteirizam, buscam informações regionais e, principalmente, aprendem com esse novo método”.

Podemos perceber nestes artigos, e outros já comentados neste blog, que a utilização de games em sala de aula também pode ser um dos aliados do professor no processo de ensino-aprendizado. Na pesquisa que desenvolvemos na Xmile com as crianças da Escola Faria Brito (Barra), podemos perceber que elas aprendem brincando sem se dar conta! No caso, elas enfrentaram o desafio Por um fio, do Sonho do Mundo das Coisas Perdidas, com cinco desafios matemáticos... E o que elas acharam disso? "O que mais gostei é que a gente arruma tudo", diz Maria Clara, de 6 anos, contente por ter realizado o desafio a ela proposto."

Fonte: Xmile learning – pesquisa com crianças do Ciclo de Alfabetização da Escola Faria Brito – RJ/RJ

O que mais depreendemos da pesquisa? Aí já é outra história! Acompanhem aqui no BLOG! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário