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SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



quinta-feira, 9 de maio de 2013

Retomando a conversa sobre games na escola…


Com vocês, Juliana Uggioni:

“Cada vez mais estudos e práticas educativas vêm desmistificando o mito da gameficação. Na pesquisa que realizamos junto com crianças e adolescentes da Escola Faria Brito (RJ), um dos pontos mais destacados por elas é a vontade de “aprenderem jogando”!! =)

E este desejo parece cada vez mais próximo, no artigo “Games devem ser aceitos dentro da escola”, Mariana Fonseca e Vinícius Boprê trazem algumas dicas de três especialistas sobre as possibilidades de sucesso da parceria game e escola. Scot Osterweil, diretor de pesquisa de mídia comparativa no MIT, defende que os jogos têm que ser divertidos: “jogar é o principal meio pelo qual nós aprendemos. Eu sempre começo um projeto pensando onde uma pessoa pode se divertir e jogar com esse conteúdo”. Katherine McMillan Culp, cientista de pesquisa sênior do Center for Children, diz que os conteúdos podem ser explorados de diversas maneiras e com a participação do professor: “o game não precisa entregar todo o conteúdo. Os alunos jogam, e é o professor quem vai explicar o que é glicose, a molécula etc. O game constrói a lógica e faz tudo isso fazer mais sentido.” Já Greg Chung, diretor adjunto de pesquisa e inovação do National Center for Research on Evaluation, Standards, and Student Testing (Cresst), destaca a importância do erro - “um bom game dá oportunidades de falhas sem transformar o aluno em um perdedor.”  

Resumidamente, estes especialistas reforçam tudo que defendemos e já compartilhamos com vocês neste blog – e que vimos fazendo junto aos games da Xmile! =)

Ah! Ainda cabe destacar que em alguns países essa tendência já é real, como por exemplo, na Suécia. Em Estocolmo existe uma disciplina obrigatória de game na escolana qual os estudantes jogam online o game Minecraft. A escola alega que ao jogar os estudantes adquirem noções de planejamento e desenvolvem assim seu potencial criativo".

Fiquem de olho nos próximos posts! =)


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