TEMÁTICAS TRATADAS AQUI

SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



segunda-feira, 22 de abril de 2013

Repensando mais um pouco sobre games...


Espero que tenham tido um ótimo final de semana! Consegui fazer um post de SP, mas hoje já estou numa reunião em SC... Acho que esqueceram de me avisar que eu era agora Comissária de Bordo também, né? Nossa sorte é que a Juliana Uggioni, que trabalha comigo no Núcleo Pedagógico da Xmile, não deixa passar uma semana em branco! O post é dela!

No final de semana, estivemos na File Games – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – no Oi Futuro, Flamengo. A feira exibirá até o dia 28 de abril jogos eletrônicos inéditos desenvolvidos por brasileiros e estrangeiros para várias plataformas.

Levei Catarina, minha filha de 10 anos, para interagir comigo na feira. Ela gostou muita da instalação “Shadows”, na qual brincou com as sombras que ela criou, e com as sombras criadas por outras crianças e adultos. Também interagiu com “Starry Night”, uma animação baseada na obra-prima de Van Gogh “Noite Estrelada”. Mas esta foi minha percepção... Agora, com a palavra... A própria!

Hoje vou falar um pouco sobre a FILE GAMES RIO que nessa edição de 2013 foi batizada de Game Lover. Fui visitar e fiquei meio desapontada, porque achava que seria uma convenção de jogos, com mais de 1000 jogos pilotos, com os criadores mostrando seus jogos e pesquisas feitas para criar outros jogos. Quando cheguei lá, perdi essa esperança toda. Eram só alguns jogos e ainda por cima jogos sem graça! Não tinham nada de diferente dos jogos que já existem. A coisa que eu mais gostei foi o museu da história da tecnologia e os jogos não tecnológicos que eram experiências para criarem outros jogos eletrônicos.

Particularmente, senti falta de uma área sobre aplicativos educacionais, mesmo sabendo que o que já tem no mercado não é tão atrativo e divertido, pois está cada vez mais notório que crianças e jovens gostam de utilizar a tecnologia para produzir conhecimento.

Como não foi possível ter acesso aos aplicativos educacionais na feira, trago um artigo “10 ótimos aplicativospara estudantes” – vocês já leram? No texto estão elencados 10 aplicativos que podem ajudar os estudantes na organização de seus estudos, como, por exemplo: Evernote; Penultimate; iStudiez Pro; iProcrastinate; Dropbox; Keynote; Pocket; Mendeley; Expert PDF; e Outliner.

E fiquem ligados, pois nesta semana, dia 25, ainda terá mais uma postagem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário