TEMÁTICAS TRATADAS AQUI

SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



segunda-feira, 8 de abril de 2013

Estudantes estão no “mundo das nuvens”... Ou as aulas estão??


Antes reclamávamos que estudantes estavam “sonhando” em sala de aula, ou mesmo “no mundo das nuvens”... E agora? Leiam mais esta contribuição da Juliana Uggioni, do Núcleo Pedagógico da Xmile:

Continuando nosso repensar ou pensar tecnológico educacional, um tema muito discutido e/ou em alta ultimamente é o cloud computing, ou seja, computação em nuvens – ou a nova tendência de sala de aula na nuvem! =)
No artigo “Ofuturo da educação pode estar nas nuvens”, Vagner de Alencar explica que o cloud computing permite aos usuários da internet armazenarem remotamente, de forma segura, seus arquivos, e depois compartilhá-los de qualquer lugar sem que seja necessário qualquer instalação, ou seja, com acessibilidade total. E a grande sacada é que pode ser uma ferramenta educacional, além de “baratear os custos com parques de computadores em rede nas instituições de ensino, [pode] ajudar professores a planejar e organizar suas aulas ou até mesmo apoiar estudantes para que realizem trabalhos, de modo interativo – tudo de forma remota”, alega ele.
E com certeza vocês já compartilham muitas informações assim, pois são muitos programas e empresas que disponibilizam esse serviço gratuitamente, por exemplo, GoogleDocs; SugarSync e DropBox – o desafio é pensar como isso pode facilitar/favorecer o processo de produção e de apropriação de conhecimento por parte dos estudantes...
Quem nos acompanha no blog já está percebendo nosso olhar para certos conceitos educacionais, como aprendizagem móvel, sala de aula na nuvem, sala de aula interativa; educação baseada em games, ensino híbrido, personalização dos conteúdos, portfólio digital, plataforma adaptativa, entre outros. Mas para se situarem ainda melhor, indicamos o artigo de Regiany Silva, intitulado “Confiraos termos mais atuais no mundo da educação” – assim melhor acompanharão estes e outros termos que estão sendo utilizados na área educacional, como: Crowdfunding (ou financiamento colaborativo – neste caso, viste a Benfeitoria e verá bem como isso funciona!); Crowdlearning (ou aprendizado colaborativo); Crowdsourcing (ou construção coletiva); Desescolarização (Valorizam oportunidades educacionais ocorridas fora da escola); Mooc (cursos online, gratuitos e em grande escala); e, Steam (foi acrescido o A de artes na sigla Stem, que designava o campo do conhecimento composto por ciências, tecnologia, engenharia e matemática) etc.
Em breve teremos mais novidades sobre as tendências educacionais, pois a Bel, representando a Xmile, esteve dia 4 no Transformar 2013 evento promovido em parceria entre o Instituto Inspirare e a Fundação Lemann – e vai partilhar aqui conosco! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário