TEMÁTICAS TRATADAS AQUI

SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



quarta-feira, 17 de abril de 2013

Conversas entreouvidas com as pessoas do Banco Mundial sobre Educação (e Tecnologia)

Estou desde 2f em SP, visitando algumas escolas para mostrar o Projeto da Xmile, e também para participar da Interdidática 2013. Um dos palestrantes de hoje foi o Robert Hawkins, do Banco Mundial, numa fala intitulada "EVOKE Brazil - an adventure learning". Aí percebi que ainda nem tinha tido tempo de postar o que ouvi de Barbara Bruns, também do Banco Mundial, que falou no GEDUC dias atrás sobre "Como alcançar uma Educação de nível mundial?", Então, decidi que podia ser bom trazer ambos aqui nesta postagem! ;-)

Barbara Bruns começa apontando os 5 maiores desafios que o Brasil deve enfrentar para ter sua Educação em outro patamar em relação ao panorama mundial: melhorar a qualificação dos professores; oferecer um Ensino Médio (EM) de qualidade; atuar na Educação Infantil (EI); ter um planejamento mais eficiente de suas despesas; e expandir e qualificar o Ensino Superior. Grosso modo, Bruns não poupa críticas ao fazer um retrato do professorado brasileiro. Alega que se tornam professores os piores alunos; que não há supervisão na rede pública; há muita garantia e estabilidade e trabalho; pouco trabalho em equipe; práticas ineficazes em sala de aula; cursos de formação de baixa qualidade e focados apenas nas teorias. Diz, ainda, que um dos fatores que também prejudica o ensino no país é o pouco tempo dedicado na escola às atividades educativas - no caso do EM isso é ainda mais delicado na situação de ensino noturno, e pela falta de acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

A palestrante expõe que, na EI, apenas 18% das crianças têm acesso á creche e, ainda, que 50% das creches não atendem aos requisitos básicos de qualidade. Soma à isso a falta de coordenação entre as Secretarias de Educação e às de Assistência e de Saúde, e à baixa qualidade dos profissionais que atuam no segmento. 

Para ela, tudo isso passa por gestão, entendida como a possibilidade de produzir maiores resultados com os menores gastos possíveis. Bruns conceitua Educação como a transformação de insumos em aprendizagem, e afirma que esta transformação acontece na sala de aula. Finaliza sua participação ponderando que professores trabalham ainda muito sozinhos em suas práticas bem ou mal sucedidas; sem trocas sistemáticas; sem supervisão - por isso defende a ênfase nos programas de formação docente. Embora não acredite que a tecnologia seja a solução dos problemas (diz inclusive que faltam pesquisas \ análises rigorosas para saber a eficácia de tantos métodos e propostas ditas inovadoras em Educação no Brasil), reconhece que a tecnologia ajuda, sobretudo, no envio de relatórios com os erros dos estudantes, favorecendo com que os professores e as professoras possam fazer ajustes em seus planejamentos. 

O foco da fala de Robert Hawkins hoje tangencia este: o palestrante centra sua fala na perspectiva de que o conhecimento e a Educação são as chaves para o desenvolvimento econômico. A partir desta premissa, faz uma espécie de "quadro", no qual aponta as perspectivas que devemos DIMINUIR, ou abandonar versus aquelas que devemos AUMENTAR, ampliar, favorecer na Educação para que ela seja RELEVANTE! Assim, na sua visão, a Educação deve ser...
- menos rotineira / mais ativa;
- menos solitária / mais colaborativa;
- menos confinada / mais móvel;
- menos definitiva / mais orgânica;
- menos teórica / mais real;
- menos fechada / mais global;
- menos dependente de uma fonte única de conhecimento / mais em rede;
- menos fragmentada / mais interdisciplinar;
- menos baseada em conhecer / mais baseada em perguntar;
- menos voltada ao acúmulo de fatos / mais um convite a embarcarmos numa inacreditável aventura;
- menos trabalho / mais jogo!

Para Hawkins o "casamento ideal" seria jogos + Educação + narração de histórias; e a imaginação seria o primeiro passo para as ações!

CLARO que amei escutar isso porque é exatamente a base do que defendemos e propomos na Xmile!! =D

E ele ainda fala de outros aspectos em total sintonia conosco, sobretudo com nosso projeto para os adolescentes: empoderamento dos jovens para a resolução de problemas; desenvolvimento de ideias endereçadas à resolução de desafios reais contemporâneos... Além da importância de valorização da criatividade, do pensamento crítico, da resolução de problemas, do trabalho em grupo, e da comunicação - muito presentes em aprendizados baseados em jogos e em projetos.

Aguardem mais posts - em breve!! Tenho MUITO pra contar... Só não tenho tido tempo.... :P

2 comentários:

  1. Estou ansiosa por mais posts. Gostaria de compartilhar a importância de uma boa gestão (aberta ao uso contínuo dos recursos disponíveis em sua escola, nem sempre isso acontece pois ainda hoje "as coisas estão acima das pessoas", lamentável).
    abços!!

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  2. Oi Dryca, que bom que você gosta dos posts! acabo de publicar mais um! Também valorizo muito a gestão - como os maestros de uma orquestra -, mas tb concordamos que ela tem que valorizar aquilo que já tem de bacana nas propostas educativas... =)

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