TEMÁTICAS TRATADAS AQUI

SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



sexta-feira, 1 de março de 2013

Tecnologia e Educação – abertura de mundo sem promessa de milagre


Dando prosseguimento à provocação que fiz na última postagem, trago dois links de reportagens publicadas dia 18 do mês passado:



Se em uma temos a narrativa da Secretaria Estadual de Educação de SC apontando para a ideia de instrumentalizar alunos de ensino médio e professores com recursos tecnológicos, a outra mostra o uso de tablets para bebês a partir de 6 meses nas creches particulares do RJ.

Interessante podermos problematizar isso e retomar o cerne da questão final da postagem passada: será a díade tecnologia-e-educação mais uma promessa de pílula mágica? Ou podemos entender que o mundo contemporâneo é permeado pela tecnologia e ela pode ser uma forma de ampliação de acesso? Não seria esta díade uma forma de garantir o direito que tod@s têm de aceder aos conhecimentos historicamente construídos? E de, então, poder ressignificá-los, apropriando-se deles e produzindo novos a partir deles?

Entendo que, como mais uma promessa de pílula mágica a tecnologia será um fiasco para a Educação. Mas como MAIS uma porta de acesso ao mundo do saber, ela pode ser fantástica! Concordo com Regina de Assis, quando pondera na reportagem aqui linkada de que a criança pequena tem que ter contato físico direto com a lama, a água, a natureza em geral... E que bom se, ALÉM disso, elas poderem ter acesso a recursos imagéticos – sejam estas imagens sonoras ou visuais – DE QUALIDADE que não teriam no mundo físico palpável...Ops!... Escrevi de “qualidade”?! Huum... Aí já é outro problema... Ah! Vamos discutir isso mais adiante? :D

A próxima postagem está planejada para o dia 4... Olho nela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário