TEMÁTICAS TRATADAS AQUI

SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Os meios e os fins... Como conciliá-los?


A pergunta poderia parecer totalmente inapropriada numa primeira leitura: quem confunde fins e meios?? Mas vejam que coisa interessante estávamos discutindo dias desses na equipe da Xmile...
Se quero que as crianças produzam conhecimento acerca de pequeno-médio-grande, por exemplo, como pensar num jogo-desafio para isso? Ah! Super fácil! O(a) personagem Y estaria, por exemplo, diante de uma esteira de malas do aeroporto, tendo que escolher pegar sua própria mala – que seria a pequena, a média ou a grande. Mas isso parece muuuiiitttooo sem graça num game! Então, podemos fazer a esteira andar... E a criança tem que ter certa destreza no mouse para conseguir pegar a mala; e ainda podemos colocar uma contagem de tempo e as malas “desaparecerem” da esteira caso a criança não a alcance. Hummm... Por que não incrementar mais? Ao invés de ser a(o) personagem pegando, poderia ser o guindaste externo... Então a criança teria que saber fazer o guindaste funcionar verticalmente para cima e para baixo, e horizontalmente para frente e para trás) e, uma vez eleita a mala correta (a pequena, a média ou a grande), elas estariam numa esteira que também se move (novamente na horizontal, para a direita ou esquerda) e em certa velocidade, num determinado espaço de tempo. Ah! Agora sim me parece interessante e bastante desafiador! ... Será??!! :P 
Vejamos o que está em jogo: queremos favorecer que a criança descubra/consolide os conceitos de pequeno, médio e grande, certo? Se ela não consegue completar o jogo em tempo hábil e as malas “somem” da tela, posso afirmar que ela não internalizou/consolidou estes conceitos-focais (fins)? Ou que pode ter tido dificuldade em manipular o guindaste, em sintonia com a esteira e, ainda, num tempo espremido (meios)??
MUITOS dos jogos de internet por nós analisados caem nessa “pegadinha”... Na ânsia de serem “interessantes” às crianças, acabam priorizando os “meios” e não os “fins” pedagógicos. Corroboram para que as crianças façam “correndo” e “de qualquer maneira”, na tentativa de acertar mais do que errar – justamente estimulando atitudes OPOSTAS àquelas que gostaríamos que elas tivessem diante do conhecimento. Como educador@s, o que queremos é que meninos e meninas se detenham diante de desafios, analisem os diversos caminhos e façam a melhor opção... Com calma, lógica, associação de ideias, recorrendo às experiências/vivências/conhecimentos anteriores. E não por ensaio-e-erro apenas, ou na base da “sorte”.
E como fazer isso e ser também lúdico, interessante, desafiador e prazeroso?! Aí já é outra história... Aguardem e verão! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário