TEMÁTICAS TRATADAS AQUI

SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Ainda pensando sobre os meios e os fins...


Na 2f passada, postei um comentário sobre a necessidade de focar nos fins e não deixar que os meios dispersem isso... Se ali me centrei no exemplo ligado à tecnologia (por que será, hein, minha gente?), agora trago um exemplo observado em sala – no ambiente físico de um espaço de educação infantil.
Certa vez, observando o planejamento de uma turma de crianças de 4 anos, vi que a professora pretendia trabalhar com a classificação de dois atributos. Ela imaginou ampliar as opções das crianças, de forma a favorecer aquelas que por ventura pudessem perceber mais atributos. Assim, organizaria triângulos e círculos, vermelhos e azuis, grandes e pequenos. E distribuiria folhas para as crianças arrumarem as peças em duas “casinhas” (esperando que iriam fazer isso por cor, por forma, ou por tamanho) – as crianças que quisessem poderiam fazer “mais casinhas” e assim organizar de maneiras diferentes. Até aí, beleza. Quando nos encontramos depois e perguntei como transcorrera a sua proposta, ela me contou, preocupada, que tinha sido MUITO difícil para o grupo todo – e que só reconheceram as cores. Foi então que eu vi o material.
O que aconteceu? Exatamente para “apimentar” mais a coisa toda, ela achou boa ideia ainda trabalhar a coordenação motora fina e, ao invés de distribuir as peças triangulares e circulares, grandes e pequenas, vermelhas e azuis, ela deu papeis com as formas desenhadas para que cada criança as recortasse! Pronto! Os recortes indecifráveis fizeram com que o material a ser classificado mantivesse apenas o atributo cor intacto – os demais se perderam. Em suma, mais uma vez, o “meio” atrapalhou o “fim”.
Portanto, planejar uma ação-desafio para meninos e meninas requer que tenhamos claros os objetivos finais daquilo – e que pensemos em formas de fazer isso ser bacana, desafiador etc., sem permitir que os meios lúdicos e prazerosos por nós eleitos; ou que nossa ansiedade por “dificultar mais um pouquinho”, atrapalhem os fins pedagógicos primeiros.
Dia 27 tem mais postagem... Fiquem de olho! Bom final de semana! =) 

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