TEMÁTICAS TRATADAS AQUI

SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Partilhando Programas para a Primeira Infância - parte 7


Encerrando a série de postagens sobre programas voltados à Primeira Infância, trago um cuja "porta de entrada" é a Psicologia. SE acharem interessante, tenho ainda vários outros resumos feitos pela Marta sampaio, com programas cuja porta de entrada foi a Saúde - se quiserem, basta me solicitarem pelo repensandoescolas@gmail.com, que os envio, ok?

Projeto: A casa da árvore
Executor: ONG Casa da Arvore.
A ONG Casa da Árvore é um projeto de extensão da UERJ fundado em 2001 como resposta às dificuldades no atendimento psicológico infantil na rede pública. Objetiva disseminar uma ética de respeito e valorização da infância.
A criança precisa de condições para ser protagonista de sua história. Para isso, o projeto valoriza o brincar e o uso da palavra como elemento de elaboração de conflitos. Auxilia pais, familiares, educadores e equipes de saúde na construção e manutenção de ambiente favorável ao desenvolvimento infantil, estimula a construção de redes sociais e afetivas para a promoção da saúde mental e prevenção dos efeitos da violência, promove a formação de agentes multiplicadores.
O Projeto atua em quatro eixos: os Espaços de Convivência Casa da Árvore, a Atuação em Centros de Educação Infantil, a Formação Profissional e as Ações nas Comunidades.
Os Espaços de Convivência promovem a integração social entre as crianças, seu grupo familiar, e a comunidade. Atende a crianças de 3 a 6 anos acompanhadas do cuidador; crianças de 6 a 12 anos acompanhadas, ou não; familiares, e gestantes. Nesses espaços funcionam plantões diários de 3 horas com a presença de 3 psicólogos que acompanham o processo de formação das crianças, valorizando o brincar.
A atuação em Centros de Educação Infantil conta com a presença de 2 psicólogos que procuram sensibilizar as educadoras para as questões referentes ao desenvolvimento infantil, e valorizar os vínculos entre educadoras e crianças. O atendimento ao pai também é oferecido quando é verificada a necessidade.
O terceiro eixo, o da formação profissional, é dirigido a estudantes de psicologia, profissionais de psicologia e profissionais de educação infantil.
As ações nas comunidades são o último eixo do projeto, e é em função da realidade circunstancial que estas ações são reavaliadas, o que já provocou mudanças relevantes.

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