TEMÁTICAS TRATADAS AQUI

SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Partilhando Programas para a Primeira Infância - parte 5

E agora começamos aqui a partilhar os programas para a Primeira Infância resumidos por Marta Sampaio, cuja "porta de entrada" é a Cultura... :)


Projeto: Canto das Artes
Executor: Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente – Taquaruçu Palmas (TO)
Desde 2004, a Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente desenvolve, no distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), o projeto Canto das Artes, que tem por objetivo oferecer acesso à informação, por meio de práticas alternativas de aprendizagem e de desenvolvimento cognitivo e social que complementem o estudo formal. É um projeto de promoção da cidadania, que atua por meio de ações educativas, recreativas, culturais, de fomento à saúde e preservação ambiental, com ações no campo da música, dança, artes plásticas e cênicas, cinema, informática, artesanato e culinária.
Por meio do projeto, a comunidade tem acesso gratuito à biblioteca, à internet e ao cineclube, com exibição semanal de produção audiovisual brasileira, em horários e dias da semana previamente definidos; recebe visitas de psicólogos para acompanhamento das habilidades escolares das crianças e jovens; participa de ensaios musicais para a formação de bandas e identificação de talentos da região; além de ter acesso às atividades do Ponto de Cultura – como oficinas de música, reciclagem, culinária, fotografia, informática e produção visual – com frequência média de duas vezes por semana em período de contraturno escolar. 
O projeto também busca incentivar e promover possibilidades de trabalho em parceria, com palestras sobre associativismo e cooperativismo, economia sustentável e temas relativos à geração de renda.
Mediante parcerias com organizações, instituições e programas sociais, a Associação conseguiu melhorar a estrutura do espaço, oferecendo mais qualidade no atendimento de crianças e jovens da comunidade. Com uma estrutura mais organizada, foi possível também envolver as famílias e capacitar os gestores para que mais ações possam ser desenvolvidas.
Além disso, foi criado um centro permanente de formação em arte, cultura e preservação do meio ambiente, um centro de inclusão digital e um espaço para eventos culturais, com estrutura física e equipamentos adequados.
Projeto: Ler é Saber
Executor: Instituto Brasil leitor
O Instituto Brasil Leitor (IBL) desenvolve projetos apoiados nas instituições de massa, em especial a escola, para expandir o uso e a familiaridade com os livros, jornais, revistas e computadores entre jovens, crianças, famílias e professores, em especial os das grandes periferias, que sofrem com a segregação social.
O projeto "Ler é Saber" do IBL, está baseado em três modelos de bibliotecas, todas idealizadas e geridas pelo Instituto: Bibliotecas Comunitárias, Bibliotecas para a Primeira Infância, e Biblioteca Infância e Juventude. 
As Bibliotecas Comunitárias funcionam em estações de metrô, estações de trem, terminais urbanos, empresas, fábricas, instituições de ensino; as Bibliotecas para a Primeira Infância atendem escolas de educação infantil, ONGs e instituições de necessidade especiais e hospitais; e a Biblioteca Infância e Juventude se faz presente em escolas de ensino médio e fundamental I e II, ONGs e instituições de necessidades especiais e hospitais.
A Biblioteca para a Primeira Infância foi implantando em 2004, para estimular a leitura e o prazer de ler de forma a preparar a criança para a alfabetização por meio da ludicidade.
Baseado no conceito de que o leitor pré-existe à descoberta da palavra escrita, e ler e brincar são ações associadas, o projeto tem por objetivo incentivar o hábito da leitura de maneira lúdica com o auxílio de mobiliários e objetos especialmente desenvolvidos para associar os livros aos brinquedos e ao dia a dia das crianças.
O Projeto funciona em Goiás com 4 unidades; no Paraná, com 3; em Pernambuco, com 1; e com 55 em São Paulo.
Projeto: Projeto Anchieta
Executor: Instituto Anchieta Grajaú / SP
O Instituto Anchieta Grajaú tem como missão promover o desenvolvimento humano e a integração socioambiental dos moradores do Grajaú, zona sul de São Paulo. Localizado em uma área verde de 220 mil m², o Anchieta atua com famílias em situação de vulnerabilidade social, com serviços de educação, desenvolvimento comunitário, meio ambiente e profissionalização.
O projeto atende a 136 crianças de 2 a 4 anos em uma creche em período integral; a 240 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos no contraturno; e oferece um Programa de Educação Profissionalizante por meio de oficinas técnicas de multimídia, marcenaria, empreendedorismo e varejo a 240 jovens de 15 a 30 anos.
A área da Educação desenvolve um trabalho com base no patrimônio material e imaterial da cultura brasileira, nos conhecimentos do saber popular presente na comunidade local, bem como no desencadeamento de processos criativos. A arte-educação, a cultura da infância, a prática de mutirão e a problematização a partir de temas geradores, compõem a pedagogia utilizada.
O projeto de Desenvolvimento Comunitário tem como objetivo a promoção da cidadania, a valorização da convivência comunitária, a geração de renda e a integração socioambiental.
O Serviço de Atenção à Família tem três dimensões – a vida em família; a família na comunidade; e a vida de direitos e deveres – e vários eixos temáticos: saúde, educação, trabalho, justiça, esporte, lazer, recreação, habitação, verde e meio ambiente, cultura, participação e parceria, necessidades especiais.
Finalmente, o Programa Verde oferece atividades de horticultura, jardinagem, compostagem, reflorestamento e trilhas.

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