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SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Partilhando Programas para a Primeira Infância - parte 4

Bom dia!!! Retomamos hoje nosso primeiro post de 2013, continuando com a partilha dos resumos feitos pela Marta Sampaio sobre Programas voltados à Primeira Infância. E temos mais exemplos de Programas que têm a Educação como "porta de entrada"...


Projeto: Programa de Atenção Integral à Primeira Infância – PAIPI
Executor: Ministério da Educação Nacional da Colômbia
O Instituto Colombiano do Bem Estar Familiar (ICBF) e o Ministério de Educação da Colômbia desenvolveram o Programa de Atenção Integral para a Primeira Infância (PAIPI) – um conjunto de ações coordenadas para atender às necessidades de desenvolvimento e aprendizagem infantil e de preservação da vida das crianças.
O PAIPI tem como objetivo principal possibilitar o cuidado, a saúde, a nutrição e educação inicial às crianças menores de 5 anos prioritariamente as que se encontram em situação de risco.
O programa acontece em três modalidades por meio das quais se dá atenção especialmente as crianças menores de 5 anos que se encontram nos níveis I e II do Sistema de Identificação e Classificação de Beneficiários Potenciais dos Programas Sociais (SISBEN), ou em condições desfavorecidas.
São três as modalidades de atendimento:
Modalidade do Entorno Familiar: através dela se dá atenção integral no que se refere ao cuidado à nutrição e a educação das crianças das zonas rurais ou urbanas marginais que, por dificuldades geográficas, não têm acesso a nenhuma outra modalidade de atenção integral, fortalecendo o trabalho educativo no próprio lugar – são ações educativas junto aos pais;
Modalidade do Entorno Comunitário: dá atenção integral inicial às crianças sob o cuidado das creches comunitárias de bem estar do ICBF, complementando os serviços de cuidado e nutrição com um componente educativo – é um acompanhamento pedagógico às mães comunitárias;
Modalidade do Entorno institucional: esta modalidade está dirigida às crianças da zona urbana que não tem acesso a nenhum outro serviço de Atenção Integral por falta de oferta, nesta modalidade são oferecidos cuidado, nutrição e educação inicial durante 5 dias da semana em jornadas de 8 horas diárias.
Projeto: Educa a tu hijo
Coordenador: Ministério da Educação Cubano
Educa a tu hijo é um programa de atenção educativa institucional para a primeira infância. Foi idealizado para atender crianças que não frequentavam o sistema formal de educação infantil. Iniciado em 1983, começou primeiro em algumas cidades e, atualmente, existe em todo o país, sendo compreendido como um programa educacional e social junto às famílias.
O programa dispõe de uma coordenação nacional, provincial, municipal e finalmente de acompanhamentos pelos bairros. Apesar da presença governamental, tem forte marca comunitária e intersetorial. Para o seu sucesso houve a necessidade de envolver outros profissionais, como os médicos de família, enfermeiras, além de setores da comunidade, como os Conselhos Populares.
O Programa Educa a tu hijo oferece educação e atividades para as mulheres grávidas, inclusive com visitas domiciliares; e encontros periódicos com os adultos e crianças objetivando a formação dos adultos responsáveis pelas crianças, incluindo, desta forma, as famílias na ação pela educação infantil das crianças de 0 a 6 anos. Essa formação inclui, tanto palestras, encontros e atendimentos, como uma série de cadernos que detalham, em uma linguagem acessível a todos, as fases de vida das crianças com sugestões de atividades adequadas para cada fase específica de desenvolvimento.
As propostas de atividade do Educa a tu hijo acontecem em vários espaços da cidade (praças, casas, galpões) e são direcionadas para toda a família. Esses momentos ocorrem com regularidade, mas com uma organização diferente – os encontros são alternados, sazonais, mas com periodicidade. As crianças não são divididas por faixa etária e também há a participação de crianças com necessidades especiais.
Há uma constante retroalimentação entre as famílias e as/os coordenadora(es) do programa, e a cada dois anos faz-se uma avaliação.
Projeto: ZEROSEI
Executor: Município Reggio Emilia / Itália
O projeto nasceu da necessidade social das mulheres do município de Reggio Emilia retomarem o trabalho para reconstruírem a cidade no pós-guerra. Assim, desde o início a comunidade participa da escola. Hoje cada creche e pré-escola tem um Conselho da primeira infância composto por pais, membros da comunidade, professores, outros profissionais da escola e o coordenador pedagógico.
Loris Malaguzzi, professor interessado em educação e desenvolvimento infantil, se envolveu no inicio do projeto trazendo consigo teorias contemporâneas sobre desenvolvimento e aprendizagem infantil (anos 50/60) que iriam ajudar a formar os conceitos que dão base teórica à prática das escolas Reggio Emilia. O conjunto desses conceitos ficou conhecido como abordagem Reggio Emilia.
O objetivo da abordagem Reggio Emilia é a valorização das diferentes linguagens das crianças. E para que a criança experimente diversas linguagens algumas questões são centrais: o espaço, as interações, o trabalho coletivo, a pedagogia da escuta para aprender com as crianças como elas aprendem, o hábito de registrar os processos, a figura do atelierista, e finalmente uma cozinha como espaço de aprendizagem.
A organização do espaço é central uma vez que ele também é um agente no processo de aprendizagem. Ele tem que ser acolhedor e permitir a construção de relações entre as crianças e transparentes para que captem diferentes perspectivas e pontos de vista. 
Outra particularidade desta escola é a presença de espaços chamados de atelier e miniatelier tanto nas creches como nas pré-escolas. O atelierista é o profissional responsável por estimular as potencialidades das crianças propondo-lhes experiências de expressão diversas. Esses espaços são construídos de maneira a oferecer diariamente oportunidades para a criança ou grupos de crianças de encontrarem uma grande variedade de materiais e de linguagens.
A interação entre equipes de profissionais da escola, as crianças e a participação ativa dos pais é fundamental para a criação do espírito de cooperação, colaboração e coconstrução do conhecimento.
O trabalho cooperativo entre aqueles que compõem a equipe da escola é essencial. A equipe de profissionais se encontra semanalmente para discutir o andamento do trabalho, avaliar e propor novas ações.
Na Pedagogia da Escuta, que privilegia observar o processo de construção de conhecimento das crianças, apenas observar não é suficiente – é imprescindível fazer seu registro, porque é com base nesses registros que os agentes educacionais avaliam o andamento do trabalho.
Turin
Executor: Município de Turin / Itália
Na cidade de Turin são vários os serviços de atendimento oferecidos para a primeira infância. Para as crianças de zero a 3 anos elencamos:
A Creche Municipal tem como objetivo fornecer às crianças, em colaboração com o suas famílias, experiências diferentes para apoiar suas necessidades de desenvolvimento, garantir a continuidade das intervenções educativas, as relações entre com colegas e adultos, bem como a exploração e compreensão do ambiente. O Município também conta com Creches Conveniadas, que funcionam de segunda à sexta, das 7h30 às 17h30, e que devem seguir as orientações municipais. Nelas um número de vagas é cedido para o município. Já as Creches Privadas são destinadas às crianças de 3 meses a 3 anos de idade e funcionam até 12 horas por dia, mas a permanência das crianças não pode exceder 10 horas diárias. As Sessões Primavera acolhem meninos e meninas com idade de 2 a 3 anos e funcionam em escolas ou creches privadas por no máximo 9 horas diárias.
Para as crianças de 3 a 5 anos existem as Pré-escolas estatal, municipal, e particular, que objetivam desenvolver a identidade, a autonomia, a responsabilidade e a cidadania. Durante os meses de julho e agosto, o Departamento de Serviços de Educação promove ainda o projeto "Verão Crianças" para meninos e meninas que frequentam as escolas do estado, municipal e filiados.
As brinquedotecas (baby parking) acolhem pequenos a partir de 13 meses a 6 anos de idade. Podem funcionar por até 12 horas por dia. As crianças não podem ficar mais de 5 horas diárias. Esse serviço é da iniciativa privada. Contudo tem de seguir padrões regionais. Nesses espaços são oferecidos jogos e recreação.
A prefeitura oferece gratuitamente um serviço de Atendimento em Domicílio às crianças na faixa etária de 0 a 5 anos com dificuldades emocionais, físicas que não podem frequentar creche ou jardim de infância. O atendimento é feito por professores com formação específica e visa estimular o desenvolvimento potencial da criança.
Os Serviços Educativos para Crianças com Deficiência Sensorial são destinados a crianças surdas e cegas residentes na cidade. Envolve a construção de um projeto coerente individual, em colaboração com a escola, os serviços de Pediatria e reabilitação da ASL cidade, de acordo com o método de trabalho em rede.
Existe ainda uma série de projetos educativos para as crianças de 3 a 6 anos. Ligados aos centros de cultura para a infância.
Os Centros para crianças e pais é um serviço educacional destinado às crianças de 0 a 3 anos que não frequentam as creches (ou crianças de até 6 anos, como uma extensão do jardim de infância no período da tarde). As crianças são acompanhadas por um dos pais ou outro adulto de referência. Os centros são espaços equipados onde se propõe atividades divertidas e experiência prática de aprendizagem por meio da orientação de pessoal qualificado. Os meninos e meninas que brincam têm oportunidades de socialização e crescimento em um ambiente educacional e estimulante. Os adultos também usufruem e aumentam suas habilidades para o cuidado educacional.
O Centro Cultural da Arte e Criatividade que oferece momentos de experiência artística e de criatividade para as crianças.
O Ambiente de Projeto de Desenvolvimento da Educação que promove a educação ambiental em jardins de infância e creches.
O Projeto Família que oferece apoio aos pais na tarefa de educar. Cria oportunidades, espaço e tempo para que os pais aprimorem suas competências parentais. Com uma dimensão preventiva promove bem-estar nas famílias através de um programa de atividades de informação e treinamento, com a colaboração de especialistas em diversas disciplinas.
Os Centros Culturais de Expressividade e Comunicação que são espaços abertos onde se promove encontros de família para oportunizar o compartilhamento do prazer da leitura, pintura, música e teatro entre pais e filhos.
Existem, ainda, os Centros de Cultura Lúdica, que são os espaços culturais do jogo.  

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