TEMÁTICAS TRATADAS AQUI

SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



sábado, 29 de dezembro de 2012

Partilhando Programas para a Primeira Infância - parte 3

Mais programas resumidos pela Marta Sampaio! Desta vez, com "porta de entrada" na Educação...


Projeto: Programa Nota 10
Executor: Secretaria de Educação da Prefeitura de Jundiaí / SP
O objetivo do Programa Nota 10 é garantir que todo o aluno chegue aos 8 anos plenamente alfabetizado. Para as crianças de 0 a 3 anos instituiu-se o Programa Berço da Educação, que resignificou o conceito de creche assistencialista, para a espaço de cuidado e educação no qual são desenvolvidas atividades lúdicas e simbólicas e onde a criança tem autonomia.
Para as crianças de 3 a 5 anos adotou-se o Projeto Ciranda. Esse projeto faz uso de  material gráfico e bonecos para as atividades nas áreas de linguagem, matemática, natureza, arte e movimento. Espera-se que as crianças alcancem o estágio “silábico com valor” ou esteja pré-alfabetizadas ao final do ciclo, ou seja, com 5 anos.
Além desses dois projetos formais a prefeitura também implantou outros programas que podem atender à primeira infância: o “Brincadeiras Literárias”; e o “Educação Ambiental”. O programa "Brincadeiras Literárias" reúne três projetos de incentivo à leitura, destinados a crianças de 0 a 6 anos:
1 - Combinado, uma história a cada lado: projeto realizado dentro de uma van. O veículo foi adaptado e virou uma biblioteca, que vai até as escolas, criando um espaço de descoberta e intimidade com os livros. Objetiva despertar, em crianças de zero a três anos, o prazer de ouvir histórias e desenvolver nos alunos da rede municipal o gosto pela leitura, como uma forma divertida de aprender, interagir e socializar. Ocorre de manhã, às 8h, e a tarde, às 13h30. As escolas agendam as visitas através de e-mail.
2 - Doce de letras: acontece nas unidades escolares, com a presença de uma contadora de histórias. É voltado para crianças de 4 a 5 anos da rede pública municipal. Pretende fazer com que as crianças percebam os encantos da leitura. Ocorre de manhã, às 8h, e a tarde, às 13h30. As escolas agendam as visitas através de e-mail.
3 - Roda-lelê – histórias na TV: programa de contação de histórias que vai ao ar pelo canal 6 (TVE Jundiaí). É voltado para crianças de todas as idades, seus pais, avós e amigos. Todos podem enviar histórias através de e-mail. Objetiva reunir em torno de histórias a criança, sua família e amigos, fazendo cada um ouvir e até contar suas preferidas ao longo do tempo, recriando lembranças e laços de afeto. Ocorre a cada quinze dias, toda terça, às 11h30. O público também pode conferir uma nova edição e as reprises nas terças-feiras às 15h30, e às quintas-feiras às 11h30, e às 15h30.
Há ainda o Projeto Mundo das Descobertas, também dirigido à crianças  de 0 a 5 anos mas, com o objetivo de estimular as habilidades das crianças através do uso de materiais manipuláveis e também  de um computador voltado para elas.
Na área ambiental, há o Programa de Educação Ambiental, que engloba vários outros, dependendo da faixa etária. Para os alunos da educação infantil, há o Projeto Jardim da Infância, que transforma os jardins das escolas em campo de estudo para alunos de quatro a cinco anos da rede municipal. Este projeto espera enriquecer a aprendizagem, dando subsídios concretos para análise desses microecossistemas. Ocorre de segunda a sexta-feira, manhã e tarde. As próprias escolas realizam o trabalho com as crianças.
Projeto: Programa Asas da Florestania
Executor: Governo do Estado do Acre, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Secretarias Municipais de Educação de Brasiléia e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
O Programa Asas da Florestania, criado em 2005, tem como objetivo levar educação básica às comunidades isoladas (reservas extrativistas, margens de rios e em assentamentos) em sua própria residência. Quando foi lançado, visava atender do 6º ao 9º ano, mas em 2008 foi ampliado para o ensino médio. No ano seguinte, 2009, também passou a oferecer educação infantil com o nome de Asinhas da Florestania.
Umas das principais características do Asinhas da Florestania é oferecer uma proposta pedagógica voltada especialmente para o público-alvo e adequado ao contexto daquela comunidade e com calendário específico. O atendimento é domiciliar e o material pedagógico, produzido de acordo com a proposta do programa. Está estruturado em seis módulos, com 20 encontros. Cada encontro acontece duas vezes por semana, com duas horas e meia de duração. São realizados dois encontros semanais na residência de cada criança com vários métodos que facilitem o ensino-aprendizagem dos mesmos. Cada agente atende crianças de aproximadamente 10 famílias, dependendo da distância entre as residências. Atualmente são 181 agentes educacionais.
Para o agente educacional do Programa Asinhas da Florestania são exigidos ensino médio, residir de preferência na comunidade que atuará e ter no mínimo 18 anos. Em 2009, eram 123 comunidades atendidas; e em 2011 o número aumentou para 260 comunidades.
O Asas da Florestania conta com o apoio da Fundação Roberto Marinho e do Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacy.
Projeto: BAÚ DE LEITURA
Executor: Movimento de Organização Comunitária (MOC) / BA e SE
O projeto Baú de Leitura teve início em 1999 por iniciativa do Movimento de Organização Comunitária (MOC) como estratégia complementar no combate ao trabalho infantil e ao analfabetismo na zona rural. Além de incentivar a leitura lúdica e reflexiva, as crianças passaram a ter acesso à escola, às artes e aos esportes por meio do projeto.
O Baú de Leitura tem contribuído para a melhoria da qualidade da educação e para o fim da evasão escolar, uma vez que as aulas tornam-se mais prazerosas para as crianças. O Projeto busca sensibilizar os gestores para a construção de educação de qualidade nas escolas da zona rural, de forma a garantir o direito das crianças ao acesso e à permanência na educação básica universal.
Desenvolvido de forma participativa, o Projeto Baú de Leitura envolve famílias e comunidade, com foco em crianças de 6 a 16 anos. Os educadores são professores da rede pública que durante um período da semana reúnem-se com os alunos para praticar o exercício da leitura sobre diversas formas: leituras em grupo, apresentação de estórias, música e teatro. Essa maneira de ensinar tem incentivado a criatividade e despertado as crianças para a importância da alfabetização.
Além da leitura, os alunos realizam atividades como desenhos, dramatizações, teatro de fantoches, paródias, poesias, músicas e textos. Após as atividades, os educadores aprofundam a estória com os alunos, contextualizando-a ou colocando-a na relação com o mundo e a realidade.
As escolas recebem um baú com uma coleção de 45 livros diferentes e material didático. A ideia é que dentro de um município os baús se tornem itinerantes entre as escolas, para todas as crianças terem acesso. Ao todo, são mais de 38 mil livros de literatura infantil e juvenil circulando nas escolas. São mais de 1.100 Baús de Leitura em 1.100 salas de aulas da zona rural do semiárido. Participam do projeto cerca de 1.200 educadores e mais de 25 mil crianças. Já foram constituídos 40 Núcleos de Leitura em 60 municípios da Bahia e estão sendo implantados outros Núcleos em 40 municípios de Sergipe.
E BOM ANO NOVO PARA TOD@S!!!! 
QUE VENHA 2013!! =)

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