TEMÁTICAS TRATADAS AQUI

SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



sábado, 15 de dezembro de 2012

Partilhando programas para a Primeira Infância - parte 1

Cá estou eu de novo! Desta vez para iniciar uma estratégia de partilhar com vocês alguns dos materiais sobre os quais ando debruçada - programas voltados à Primeira Infância. Como estou, até final de fevereiro, com uma consultoria da UNESCO junto à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, para a avaliação do Programa Primeira Infância Completa - PIC, uma das etapas foi pesquisar diferentes experiências, no Brasil e no mundo, voltadas a esta faixa etária.

Para isso, contei com a ajuda da Marta Sampaio que levantou e resumiu seus achados que aqui partilho com tod@s. As que trago hoje são experiências intersetoriais desenvolvidas na Colômbia, Reino Unido e Itália. 

Aproveitem! Semana que vem coloco outras tantas... :)

Projeto: Buen Comienzo
Executor: Município de Medelín / Colômbia
O Programa Buen Comienzo é um projeto do Município de Medelín no qual saúde, educação, nutrição e recreação são os 4 componentes básicos. É destinado às crianças menores de 6 anos que se encontram nos níveis I, II e III do Sistema de Identificação e Classificação de Beneficiários Potenciais dos Programas Sociais (SISBEN). Seu objetivo básico é promover o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
As crianças beneficiadas recebem atenção integral de pedagogos, psicólogos, nutricionistas, médicos, assim como têm acesso a atividades desportivas e recreativas numa articulação entre as Secretarias de Bem Estar Social, Educação, Saúde e INDER.
A administração municipal de Medelín destina valores a entidades especializadas em educação básica para que prestem os serviços educativos em suas instalações e para que assessorem creches e deem acompanhamento pedagógico a educadores, crianças e famílias.
O Programa conta com 53 prestadores de serviço que tem 501 sedes de funcionamento onde garantem os recursos humanos necessários para dar atenção integral às crianças de acordo com o que está estabelecido na Resolução 10633, de 2009, na qual se especificam para cada modalidade de atendimento a quantidade de professores, auxiliares, coordenadores pedagógicos, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros que devem cuidar das crianças beneficiárias.
Os espaços destinados ao atendimento estão equipados, de acordo com a modalidade de atendimento, com material didático para desenvolver as linguagens de expressão que possibilitem a mediação entre as crianças e seus pares, com os agentes educativos, com o mundo dos objetos e o meio que os rodeia promovendo o desenvolvimento de suas competências.
Os recursos do Programa são provenientes do Estado: representados pela prefeitura de Medelín; e a nível nacional, pelo Ministério da Educação Nacional.
Atualmente o Programa atende a 37.876 crianças desde a gestação até os 5 anos, nas modalidades: Entorno Institucional, Entorno Familiar, Entorno Comunitário, Jardins de Infância, e ludotecas. Estima-se que ao fim de 2011 o projeto seja oferecido a 82.515 crianças que se encontram nos níveis I e II do SISBEN.
Pistoia
Município de Pistoia/ Itália
Mesmo havendo diferenças entre as escolas de infância italianas, a maioria tem em comum algumas concepções educativas: a conotação da pré-escola como ambiente educativo, uma escassa ênfase na aprendizagem precoce da leitura, da escrita ou do cálculo, a existência de formas de participação dos pais na vida e na gestão da escola.
Na cidade de Pistoia existe uma multiplicidade de serviços para crianças. Tais serviços servem a propósitos diversos, inclusive em relação às diferentes idades das crianças, mas estão inseridos dentro de um projeto coerente social e educacionalmente destinado a melhorar o potencial de desenvolvimento de todas as crianças e apoiar os pais no seu dever de cuidado e educação.
As principais ofertas são as Creches Públicas e as escolas da infância. As creches, para crianças de 0 a 3 anos, são vistas como lugar de crescimento, bem estar e aprendizagem para as crianças. São geridas pelo governo local e têm como objetivo ajudar as famílias em suas tarefas de cuidado com as crianças.  Na Escola da Infância (crianças de 3 a 6 anos) não há preocupação com o aprendizado formal, mas em permitir que as crianças se expressem livre e criativamente através da organização de jogos de grupo e jogos espontâneos e momentos de partilha de vida cotidiana. 
Apresentado à cidade em maio de 1996, o projeto A cidade educadora Pistoia amiga das crianças e dos jovenspretende recuperar o papel central do espaço urbano na vida da coletividade e, em particular, das crianças, as quais frequentemente são obrigadas a passar o tempo livre nos ambientes domésticos. Aqui estão alguns exemplos de ações já em uso:
A cidade em jogos: apresenta programações nos fins de semana para crianças e jovens em jardins, edifícios históricos, museus locais, ruas e praças com muitas e variadas propostas de encontros.
Sinalização especial: Esses sinais identificam lugares dedicados a atividades educacionais de jogo e movimento (jardins, escolas, ginásios, bibliotecas, piscinas) podem ser facilmente identificados e reconhecidos por crianças, que podem então “ler” mais facilmente a cidade.
- Lojas amigas das crianças: a placa com a imagem de um ursinho de pelúcia sorridente que é o  símbolo da cidade de Pistoia identifica lojas dispostas a ouvir e atender as necessidades das crianças em seu caminhar pela cidade.
- O ludobus: um velho ônibus escolar da garagem da Prefeitura foi transformado, tanto por fora quanto por dentro, em um meio para veicular propostas de jogos e de aprendizagem mesmo nos locais mais distantes da cidade.

Projeto: Centros Infantis Sure Start
Executor: Departamento de Educação do Reino Unido

Toda criança entre 3 e 4 anos tem direito a 15 horas  de educação gratuita pelo período de 38 semanas por ano. Esse serviço está disponível em creches (nursery school), centros infantis, playgoups, pré-escolas ou ainda na casa de seus cuidadores.
Os Centros Infantis Sure Start são centros de prestação de serviços integrados para as crianças e suas famílias. Seus serviços estão disponíveis desde a gravidez até o momento em que seu filho vai para a aula de recepção na escola primária.
É um lugar aonde seu filho pode fazer amigos e aprender com eles jogando. Você pode obter aconselhamento profissional sobre questões de saúde e da família, aprender sobre o treinamento e oportunidades de emprego ou apenas socializar com outras pessoas.
Os centros diferem entre si de acordo com as necessidades locais, contudo há um conjunto básico de serviços que devem ser fornecidos:
• Serviços de saúde.
• Acolhimento de alta qualidade e aprendizagem precoce
• Conselhos sobre paternidade e guarda de crianças, opções de locais e acesso a serviços especializados para as famílias, como a terapia da fala, orientação de alimentação saudável ou ajudar com o gerenciamento de dinheiro
• Ajudar a encontrar trabalho ou oportunidades de treinamento, estabelecendo contato com escritórios locais de trabalho e espaços de formação.

Outros serviços que podem ser oferecidos: consulta com dentista, nutricionista, fisioterapeuta ou agendamento para a clínica 'parar de fumar'. Os centros estão abertos das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, durante todo o ano. Alguns também ficam abertos nos fins de semana

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