TEMÁTICAS TRATADAS AQUI

SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



sábado, 8 de dezembro de 2012

REVISITANDO E REALINHANDO O CURRÍCULO NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO

QUERID@S LEITOR@S.

COMO PERCEBEM, ESTOU MAIS DO QUE SUMIDA DO BLOG... O TRABALHO ESTÁ PUXADÍSSIMO, MAS HÁ CONQUISTAS TÃO IMPORTANTES QUE MERECEM SER PARTILHADAS AQUI. 

PARTICIPEI DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE REFORMULAÇÃO CURRICULAR PARA O CICLO DA ALFABETIZAÇÃO, COORDENANDO  O GT DE ARTE E EDUCAÇÃO FÍSICA. À FRENTE DESTA ORQUESTRA, A "MAESTRA" ARICÉLIA NASCIMENTO, QUE ONTEM ME ENVIA O EMAIL QUE PARTILHO COM TOD@S.

Amigas e amigos

Alegrias são para serem compartilhadas, assim aqui estou para dizer a vocês que ontem (6/12) vivi um dia extremamente significativo em minha carreira profissional neste Ministério da Educação, pois em audiência na Câmara de Educação Básica, no Conselho Nacional de Educação entregamos e apresentamos uma proposta contendo “Elementos Conceituais e Metodológicos para a definição dos Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento para o Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º) ano do Ensino Fundamental.”

A minha emoção está, também, no fato de que este documento, uma primeira versão, não foi gestado na solidão dos gabinetes do MEC, foi tecido, amorosa, respeitosa e comprometidamente em parceria e com a participação efetiva de diversas Universidades do nosso país; várias Secretarias de educação tanto Estaduais como Municipais; mais de 800 municípios; aproximadamente 3 mil professores diretamente atuantes no Ensino Fundamental (professores alfabetizadores, coordenadores pedagógicos, assessores, técnicos, gestores, professores formadores, professores especialistas das diferentes áreas do conhecimento); Conselhos estaduais e municipais de Educação; UNDIME e a partir da contribuição oriunda de 350 propostas  curriculares em vigor nos diferentes estados e municípios brasileiros. Consideramos esse espaço de construção coletiva e de representação democrática primordial, pois “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.” (Paulo Freire).

É um primeiro passo de muitos outros, “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.” (Paulo Freire). Com essa certeza  aguardamos o posicionamento do CNE e a manifestação da sociedade educacional, por meio de audiências públicas que aquele Conselho realizará no primeiro semestre de 2013, para finalmente elaboramos a versão final do citado documento, com agenda para junho do referido ano.

Corroboro com o nosso Mestre Paulo Freire de que “Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.” Assim, preciso registrar que não se trata de um currículo mínimo ou básico, eu não coordenaria este trabalho se fosse com esta finalidade, o Brasil não precisa de um documento desta natureza, seria ferir a liberdade e um desrespeito a diversidade nacional. Mas não podemos cruzar os braços diante do analfabetismo e das desigualdades de acesso ao conhecimento escolar. Tenho a convicção de que precisamos assegurar a cada menina, a cada menino, a cada estudante do Ensino Fundamental o Direito a apropriação, ampliação e consolidação, quando a área permitir, a conhecimentos imprescindíveis para sua formação integral e cidadã, pois “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
(Paulo Freire)
Contamos com cada um de vocês nesta bonita, complexa e importante tarefa!!!
Abraços amorosos
Aricélia

2 comentários:

  1. Parabéns Bel pelo teu trabalho. Este documento é aquele que foi discutido em Brasília quando estivemos lá? Eu e a Adriana comentamos nossa curiosidade de saber como ficou o documento e de que maneira iria chegar na mão dos professores... bem verdade ainda estamos curiosas... Bjs

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  2. Oi Tati! Sim, este documento é o desdobramento daquelas primeiras discussões de Brasília. Foram divididos GTs e selecionados profissionais por área. Coordenei o GT de Arte&Educação Física. Agora o documento, neste primeira versão, está no CNE e a previsão é de que as consultas nas audiências públicas comecem em março. Desde o começo as sugestões e encaminhamentos serão acompanhadas e incorporadas pelos GTs para que o documento reflita este diálogo com tod@s e, assim, desejamos tê-lo aprovado em maio. Bjs!!

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