TEMÁTICAS TRATADAS AQUI

SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



sábado, 22 de dezembro de 2012

Partilhando Programas para a Primeira Infância - parte 2

Da mesma maneira que na semana passada partilhamos experiências cuja "porta de entrada" era intersetorial, alguns programas, embora mantenham seu caráter interdisciplinar, têm uma área específica como "porta de entrada". Os programas abaixo resumidos têm sua entrada pela via da assistência.

Mais uma vez, agradeço à Marta Sampaio por tê-los resumido... :)


Projeto: Naves mãe
Executor: Secretaria Municipal de Educação de Campinas / SP
Nave Mãe é um projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Campinas (2007) voltado para crianças de classes populares que moram em regiões do município que possuem alta densidade demográfica e ficam localizados em regiões periféricas da cidade. Seu objetivo é educar e preparar as crianças socialmente mais vulneráveis por meio da Pedagogia dos Sentidos. 
As unidades são cogeridas por instituições assistenciais, em uma iniciativa de parceria entre o governo e terceiro setor. Para subsidiar juridicamente o projeto, a Câmara Municipal aprovou, em 4 de abril de 2007, a Lei Municipal nº 12.884.
As Naves-Mãe têm capacidade para atender até 500 crianças de 04 meses de idade até os 05 anos e 11 meses de idade.  São duas as faixas etárias contempladas com período integral (almoço e jantar): a de 04 meses até 01 ano e 05 meses; e a de 01 ano e 06 meses de idade até os 03 anos. As crianças de 03 anos e 01 mês de idade até os 05 anos e 11 meses são atendidas em período parcial de 5 horas com direito a almoço e um lanche.
 Além de atividades para os pequenos, as Naves-Mãe também oferecem aulas de cursos profissionalizantes e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para mães e toda a comunidade próxima às unidades.
Hoje são 14 as unidades já entregues pela Administração Municipal, sendo que mais uma será inaugurada no início de 2012 e outras 8 serão construídas pela Prefeitura em parceria com o governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
O Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) propõe regulamente intervenções no pátio da escola para despertar a criança para a ciência, de maneira lúdica e interativa. A estrutura física dessas intervenções é permanente, o que possibilita o contato constante e a incorporação às brincadeiras. O local é isolado das salas de aula e não interfere na rotina da escola.
Projeto: Programa Agitar
Executor: Associação Amigos da Criança / BH
A Associação Amigos da Criança – Fazenda da Criança (AAC) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1998, com o objetivo de possibilitar às crianças e adolescentes de 0 a 17 anos condições para desenvolver suas potencialidades e cidadania.
Através de atividades culturais, de educação ambiental e profissionalizante, a entidade procura mostrar às crianças novas maneiras de enxergar e lidar com as situações da vida, da convivência com a família e comunitária, de afetividade, do trabalho em equipe, do direito à escolha, tudo isto visando o despertar pelo interesse profissional, resgatando a autoestima de cada um.
Atuando no Aglomerado da Serra, um dos locais de maior vulnerabilidade social de Minas Gerais, em parceria com a Escola Municipal Prof. Edson Pardi, a ONG desenvolveu o Programa Agitar que funciona aos domingos, de 14h30 às 17hs, com a colaboração de voluntários que desenvolvem atividades de recreação, educativas, musicais, esportivas, profissionalizantes e de nutrição para os participantes.
O Programa Agitar proporciona ambiente seguro e saudável às crianças e adolescentes dando margem ao seu desenvolvimento como pessoas inseridas nos princípios de cidadania que devem nortear as boas relações do indivíduo com a sociedade.
Projeto: Peers Early Education Partnership (PEEP)
Executor: PEEP org. UK
O Programa PEEP (Parents Early Education Patnership) foi criado em 1995 em uma área de vulnerabilidade social. É um programa de intervenção na aprendizagem dos primeiros anos que trabalha com pais e crianças desde o nascimento até a idade de 5 anos.
O PEEP tem como objetivo aumentar a participação de pais e cuidadores no desenvolvimento e aprendizagem de seus filhos pequenos. O programa dá suporte para que os pais/cuidadores possam desempenhar o papel de primeiros educadores.
O programa é baseado no sistema (ORIM) que reconhecem que as crianças se beneficiam de: Oportunidade de aprender; Reconhecimento e apreciação de seus esforços e de suas conquistas; Interelação com adultos para falar sobre o que fazem, sabem e sentem e Modelagem pelos adultos de comportamentos atitudes e atividades.
O programa oferece muitos tipos de atividade diferentes que são desenvolvidas em casa ou durante uma reunião de grupo ou numa sessão PEEP.
As reuniões de grupo ocorrem em centros de saúde, escolas, centro de atividades. São geridas por um coordenador e um cocoordenador e duram de uma a duas horas uma vez por semana. O grupo é formado por no máximo 12 famílias.
O programa também visa melhorar o desenvolvimento da autoestima dos bebês e crianças, bem como o desenvolvimento de uma atitude positiva para com a aprendizagem. Propõem-se ainda a desenvolver a linguagem, o letramento e o aprendizado dos números e o desenvolvimento físico.
Desde a sua criação, a PEEP foi submetido a um processo de evolução e aperfeiçoamento em todas as facetas do programa, um processo que culminou com o Programa Aprender Juntos.
A primeira fase do programa, PEEP Precoce, tem três níveis (para bebês; crianças menores de um ano; e crianças com 2 anos) e a segunda tem dois (para crianças de 3 e 4 anos). Cada nível PEEP é adaptado para o estágio de desenvolvimento das crianças por idade, e cada um tem um currículo diferente e materiais para o uso de famílias em casa. 
Hoje, o Programa “Aprender Juntos” disponibiliza treinamento e apoio a profissionais que trabalham com famílias em todo o Reino Unido e também no exterior.
Projeto: Aprender em Parceria
Executor: Associação A PAR
Inspirado no Programa PEEP (Peers Early Education Partnership), criado em 1995 na cidade de Oxford (Reino Unido), o programa Aprender em Parceria em Portugal tem com o objetivo melhorar as oportunidades de vida das crianças pequenas, residentes em áreas de vulnerabilidade social e ajudar as famílias a melhorarem seu nível socioeconômico. Assim é, ao mesmo tempo, um Projeto de Educação da Infância e um Projeto de Capacitação Familiar.
A Associação A PAR cria oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem para crianças dos 0 aos 6 anos, sempre através de um trabalho de estreita parceria com pais e cuidadores. Apoiando-os em seu papel como primeiros e mais importantes educadores .
A PAR objetiva o desenvolvimento de vínculos afetivos seguros e positivos entre pais e filhos; o aumento da consciência dos pais para as necessidades dos filhos em cada etapa do seu desenvolvimento; o desenvolvimento da autoestima, tanto das crianças como dos seus pais e cuidadores; a criação de predisposições positivas para a aprendizagem nas crianças e o desejo dos pais e cuidadores de continuar a aprender ao longo da vida. Propõe ainda ações para o aumento dos níveis de letramento e conhecimento numérico; a criação de redes sociais de suporte mútuo entre as famílias, dentro de cada comunidade onde o programa se insere.
O funcionamento do projeto é flexível e pode adaptar-se as necessidade locais. Contudo, existe uma forma convencional de atendimento através de sessões semanais gratuitas para famílias e as suas crianças, num ambiente com atividades lúdicas e diálogos com os pais sobre temáticas relacionadas com a educação dos seus filhos. Essas sessões realizam-se em espaços cedidos por instituições da comunidade, tais como: Creches, Jardins de Infância, Escolas do 1º Ciclo, Centros de Desenvolvimento Comunitário e outros. As reuniões são conduzidas por um Líder (licenciado) e apoiado por um Assistente (preferencialmente proveniente do território de implantação). Todos os técnicos A PAR recebem formação inicial e contínua, bem como supervisão A PAR ao longo do funcionamento do grupo. 
Existem ainda os encontros informais de sensibilização que consistem em abordar as famílias em contextos mais informais e menos estruturados, tais como salas de espera de maternidades, para orientá-las e informá-las de grupos A PAR que acontecem na zona de residência da família.
Finalmente, o programa A PAR em casa tem como objetivo vencer a resistência de alguns pais. Neste último formato podem ocorrer várias visitas dependendo das necessidades identificadas.

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