TEMÁTICAS TRATADAS AQUI

SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Partilhando Programas para a Primeira Infância - parte 6

Mais programas com "porta de entrada" na Cultura foram pesquisados e resumidos pela Marta Sampaio:


Projeto: Cidade Escola Aprendiz
Executor: Associação Cidade Escola Aprendiz / SP
A Associação Cidade Escola Aprendiz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que, desde 1997, experimenta, desenvolve e divulga o conceito de Bairro-Escola, visando o aprimoramento simultâneo da comunidade e da educação. Cria-se, assim, um amplo espaço educativo, estruturado por uma rede que une toda a comunidade, amplia as possibilidades de aprendizagem e melhora a qualidade de vida local. 
Como estratégia, a Cidade Escola Aprendiz realiza projetos focados em arte, cultura, educação, comunicação, tecnologia e articulação comunitária. As tecnologias sociais desenvolvidas são sistematizadas e compartilhadas com outras comunidades que se inspiram nessa experiência. 
Neste sentido, rompe-se com a lógica da escola como único espaço de aprendizagem e integram-se recursos, agentes e conhecimentos das comunidades à formação dos aprendizes, fortalecendo as redes locais.
São quatro os eixos estratégicos dessa nova tecnologia social: as redes locais; o eixo da aprendizagem; o da comunicação; e o da cultura local: as Redes Locais têm por objetivo articular e mobilizar todos os agentes para juntos construírem um projeto educativo local. O eixo da Aprendizagem articula as intervenções educativas formais e extraescolares. O eixo da Comunicação procura estimular os atores territoriais para que produzam e divulguem de maneira orgânica as informações disponíveis e de interesse.
O quarto eixo, Cultura Local, pretende articular os recursos culturais locais ao processo educativo de crianças e jovens.
Atualmente, a Associação desenvolve cerca de 30 ações, atendendo a 1000 pessoas diretamente e mobilizando mais de 100 instituições públicas e privadas de todos os portes que configuram a rede Bairro-Escola. Parte das ações acontece no bairro da Vila Madalena, em São Paulo (SP), onde a instituição está localizada desde a sua fundação.
Projeto: Museu das Crianças
Executor: Associação Acordar História Adormecida (AAHA)
A Associação Acordar História Adormecida, constituída em 1989, é uma instituição portuguesa sem fins lucrativos que obteve reconhecimento de Utilidade Pública em 1995.
De acordo com os seus objetivos a Associação estuda, concebe e realiza diferentes projetos de caráter pedagógico, nas áreas de museologia, história, música, artes, ciência, dentre outras, com a preocupação de estimular e promover a aprendizagem, organizando inúmeros programas que levam as crianças a aprender participando.
O Museu das Crianças de Portugal é um espaço de aprendizagem e serviço das crianças e suas famílias, que tem como objetivo despertar e desenvolver a sensibilidade cultural e artística das crianças, em paralelo com uma importante componente de formação humana.
Além da exposição permanente, o Museu das Crianças oferece ainda um conjunto muito variado de outras atividades que visam o desenvolvimento da curiosidade, da imaginação e da criatividade das crianças. Ocorrem exposições temáticas para os maiores e, para os menores, há atividades como “A Hora do Conto”, “Era uma vez a Ciência”, “Brincar com a matemática”, “Música no Museu”, “A Minha Pátria é Portugal”, e ainda, “Oficinas do Museu”.
Desde 2005 o Museu das Crianças está instalado no Jardim Zoológico e já provou ser financeiramente viável, além de ter sua qualidade reconhecida.
Além do Museu das Crianças, a AHAA realiza projetos de história levando as crianças e adolescentes a visitarem os lugares onde ela ocorreu. Há ainda o projeto de música no qual crianças e jovens passam um dia com uma orquestra. O objetivo é motivá-los e sensibilizá-los para a música através do contato direto com o maestro, os músicos e os instrumentos, de forma que, a partir daí, produzam e realizem concertos.
Projeto: Vila Antiga
Executor: Fundação Douglas Andreani / SP
A Vila Antiga é um espaço desenvolvido pela Fundação Douglas Andreani em parceria com a Secretaria de Educação de Campinas. A Vila Antiga foi inspirada em um projeto da Coréia do Sul e sua proposta é preservar bens culturais.
Neste espaço desenvolvem-se atividades de formação de professores na Pedagogia dos Sentidos – de acordo com a proposta pedagógica do projeto Nave-Mãe de Campinas –, e são oferecidas às crianças oficinas onde é possível vivenciar a produção à moda antiga de produtos e serviços de valor cultural e histórico gerando ambiente de vivência e aprendizagem.
Aos 12 mil metros quadrados da Vila, outros 26 mil metros, cedidos pela prefeitura de Campinas, serão acrescentados para abrigar as novas construções: hortas, pomar, plantações de ervas medicinais, cana, milho, algodão, café e outras culturas que serão integradas com as oficinas. O objetivo é permitir que as crianças acompanhem os ciclos destes cultivos desde o plantio até o produto final. No caso da cana-de-açúcar, por exemplo, os pequenos acompanharão o ciclo até a fabricação do açúcar mascavo, produzido no engenho de mais de 30 anos vindo do Ceará e que está sendo instalado no local.
Como o moinho, várias construções vieram de outros estados, como Minas Gerais e Mato Grosso. Casas foram desmontadas e trazidas para Campinas onde foram reconstruídas do mesmo jeito de onde estavam instaladas em suas cidades de origem e, na Vila Antiga, terão a mesma função. Como a Casa Mineira, um local que vai abrigar uma casa de chás com fogão a lenha, onde as crianças vão ter oficina para conhecer os usos das plantas medicinais.

ALÉM DESTES, OUTROS DOIS EXEMPLOS FORAM PUBLICADOS NO BLOG REPENSANDOMUSEUS.BLOGSPOT.COM - QUE TAL DAREM UMA LIDINHA POR LÁ?! =) 

2 comentários:

  1. Oi Bel, tu tens mais informações sobre o cidade escola? é uma escola que tem parceiros, algo que poderíamos tentar, ou é uma ong ou algo assim? Fiquei interessada em saber mais. Bom, vou procurar na Net... Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossas informações advém tb da internet. Marta fez esse levantamento e aqui partilhei seus "resumos"... :)

    ResponderExcluir