TEMÁTICAS TRATADAS AQUI

SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Encerrou hoje a nossa primeira enquete! Observe os resultados...

Parece que o ”Era uma vez...” está em alta, assumindo a dianteira na enquete!
Ouvir/contar/ler histórias com as crianças foi eleito por 90% dos respondentes como fator que favorece seu processo de alfabetização/letramento. Mas é claro que estamos falando de histórias interessantes, instigantes e de qualidade, não é mesmo?
Não vamos cair na armadilha de achar que só porque é para criança “vale tudo”!! Hoje temos uma profusão de livros com impressão e tratamento gráfico de qualidade; excelentes ilustradores; e, sobretudo, ótimos escritores – as crianças merecem! Nada de nos deixar enganar pelo baixo preço daquelas “coleções” reducionistas que empobrecem a linguagem escrita e a narrativa, e ainda reforçam modelos de desenhos estereotipados.
Criar oportunidades prazerosas em torno das propostas de narração e leitura de histórias ajuda a desenvolver o prazer pela leitura/escrita; amplia o uso e a compreensão da linguagem oral e escrita, bem como a compreensão e o conhecimento do mundo; e ainda abre as portas da imaginação! Sem dúvida, ações que vão ao encontro do projeto de escola como polo irradiador de cultura e conhecimento.
Por fim, cabe pensarmos de que maneira nosso trabalho pedagógico pode estar mais focado no envolvimento das crianças; no despertar do seu interesse para o mundo no qual estão inseridas... Sempre se sentindo desafiadas em sua curiosidade e criatividade; e tendo suas conquistas reconhecidas – tanto individuais, quanto coletivas – e valorizadas. Assim, contribuímos para uma trajetória autoral e autônoma; dialogal; solidária e responsável. =) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário