TEMÁTICAS TRATADAS AQUI

SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



sexta-feira, 2 de março de 2012

Cada criança tem seu ritmo...

Também de acordo com nossa primeira enquete recém-finalizada, 86% dos respondentes consideram importante que se pense numa proposta metodológica que respeite o ritmo de cada criança – isto é, que se pense não no grupo como um bloco homogêneo, mas que se leve em conta o tempo de descobertas, de associação de ideias, de despertar o interesse de cada menino e menina desse grupo. Crianças todas diferentes entre si, com grande potencial de troca e de enriquecimento da turma – pois cada um(a) traz uma bagagem, uma forma de pensar/viver o mundo, um olhar para as questões desenvolvidas e sala; cada criança traz conhecimentos advindos do seu grupo social...
Mas é possível respeitar os ritmos se todos estiverem fazendo as mesmas tarefas, com os mesmos desafios, no mesmo tempo, da mesma maneira? Trago aqui os questionamentos de Rubens Alves iluminados no documento do MEC/SEB/DPE/COEF: Ensino Fundamental de 9 anos – orientações gerais (2004, p.9).
“Por que é necessário que todas as crianças pensem as mesmas coisas, na mesma hora e no mesmo ritmo? As crianças são todas iguais? O objetivo da escola é fazer com que as crianças sejam todas iguais?”.
O autor chama a atenção para essa perspectiva de “produção fabril” que tantas vezes se instala em nossas escolas – que tal repensarmos formas de atuar diferentes dessas que privilegiam a mesmice e a homogeneidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário