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SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ainda explorando uma dimensão conceitual do Ciclo: progressão continuada X aprovação automática


As consequências de uma não compreensão do que seja o Ciclo da Alfabetização em sua dimensão mais ampla, sobretudo por parte dos municípios que já o adotam, são complexas, fragilizam sua consolidação e, principalmente, prejudicam as crianças. O conceito de Ciclo da Alfabetização, retratado nos três diferentes questionários e nas visitas in loco feitas para a pesquisa, ainda está muito reduzido à não retenção nos três primeiros anos do EF – sem qualquer mudança na estrutura curricular, de planejamento, nos sistemas de avaliação, nas práticas pedagógicas de sala de aula etc. Assim, crianças que apresentem algum nível de dificuldade não recebem qualquer tipo de apoio ou incentivo diferenciado e, com isso, vão sendo deixadas para trás, segregadas, desacreditadas, até serem reprovadas – não mais no 2º ou no 1º anos, mas no 3º ano. É essa simplificação conceitual a respeito do Ciclo da Alfabetização que faz com que tantos municípios confundam o princípio da progressão continuada inerente ao Ciclo, com a ideia já ultrapassada e questionada de aprovação automática.

A ideia de Ciclo da Alfabetização passa por despertar as escolas para sua missão de apostar e acreditar na potencialidade de cada menino e menina ali inseridos, entendendo-os como sujeitos em permanente processo de aprendizagem – em outras palavras: para o sucesso do Ciclo da Alfabetização, faz-se necessário entender que o foco precisa sair do conteúdo em si, para que o protagonismo seja exercido pela criança e seus processos de apropriação e produção de conhecimentos.

Por outro lado, é também digno de nota que se não enfrentados os desafios de auxiliar as crianças em suas necessidades e/ou se professores e gestores não se comprometerem com o crescimento de cada criança, como já mencionado anteriormente, cria-se apenas o adiamento de um problema: a reprovação sairá do 1º para o 3º ano do EF. Isso mostra que a organização do Ciclo da Alfabetização, envolvendo os três primeiros anos do EF, se ficar reduzida apenas à não retenção, não alterará a qualidade da aprendizagem e, consequentemente, não favorecerá a meta de alfabetizar / letrar todas as crianças do Brasil até seus 8 anos de idade. A não retenção deveria ser entendida como uma consequência do princípio da continuidade no processo educativo, do respeito ao ritmo de cada criança e, fundamentalmente, do protagonismo infantil na escola.

Reforço que é importante ter clareza de que o sucesso no processo de alfabetização/ letramento requer uma multiplicidade de ações interdependentes que passam pela oferta de: ambiente alfabetizador; propostas lúdicas e variadas; atividades desafiadoras e criativas; espaços e materiais que ofereçam condições adequadas de aprendizagem; oportunidades de apoio no contraturno escolar e de atendimento especial, quando necessário; professores não apenas capacitados e comprometidos com a proposta mas, sobretudo, certos da potencialidade das crianças; entre outros. Além disso, as escolas devem buscar parceria e cumplicidade junto às famílias, procurando conhecer suas realidades, e partir delas para a ampliação do universo vivencial das crianças; e investir em equipe gestora não apenas capacitada pedagogicamente, mas também em gestão, de maneira a conseguir efetivar parcerias com as diferentes instâncias governamentais e com a sociedade civil, em prol do aprendizado das crianças, mantendo boas condições de trabalho e diálogo com professores, funcionários, pais, alunos e demais membros da comunidade circunvizinha.

Que tal se posicionar sobre isso nos “comentários”?! E, aí, na próxima semana, darei continuidade a este tema: o que envolve o sucesso na consolidação do Ciclo da Alfabetização?

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