Juliana
Uggioni mandou esta pequena postagem para vcs:
Vamos
repensar mais um pouco sobre a relação professor e tecnologia – que certamente ainda
renderá mais alguns posts por aqui! –, pois ao falarmos desta relação de amor e
ódio, muitas certezas aparecem e outras tantas incertezas também. E pensando
nisso, Dado Schneider, professor universitário e especialista em marketing e
comunicação dá um conselho aos professores: tornem-se “digiriatras”!
Hein?! Como
assim?! :P
O autor
do termo “digiriatria” explica que é a junção de digital + geriatria,
ou seja, para os professores acompanharem estas mudanças cada vez mais rápidas
na educação digital, precisam se tornar “velhos digitais”. Schneider entende a
resistência por parte de alguns educadores, pois “[h]á dois anos, eu resistia
bravamente às novas linguagens. Escrevia e-mails extremamente formais. Hoje,
meus e-mails vivem repletos de ‘blz’ e ‘vc’”.
Também,
ressalta – como já compartilhamos aqui o blog – que o papel do professor é de mediador, e essa resistência em manusear
os equipamentos tecnológicos vai diminuindo na medida em que os aparelhos tornam-se
cada vez mais simples e mais fáceis de utilização.
Claro
que a questão da relação professor e tecnologia tem outros impasses, outros
temas que a atravessam... Não temos como simplificá-la e restringi-la somente à
questão da adaptabilidade do professor imigrante digital para a realidade dos
estudantes nativos digitais.
Mas,
pessoal... #boratentar?! =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário