TEMÁTICAS TRATADAS AQUI

SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



segunda-feira, 17 de junho de 2013

"Digiriatras"?!?

Juliana Uggioni mandou esta pequena postagem para vcs:

Vamos repensar mais um pouco sobre a relação professor e tecnologia – que certamente ainda renderá mais alguns posts por aqui! –, pois ao falarmos desta relação de amor e ódio, muitas certezas aparecem e outras tantas incertezas também. E pensando nisso, Dado Schneider, professor universitário e especialista em marketing e comunicação dá um conselho aos professores: tornem-se “digiriatras!
Hein?! Como assim?! :P
O autor do termo “digiriatria” explica que é a junção de digital + geriatria, ou seja, para os professores acompanharem estas mudanças cada vez mais rápidas na educação digital, precisam se tornar “velhos digitais”. Schneider entende a resistência por parte de alguns educadores, pois “[h]á dois anos, eu resistia bravamente às novas linguagens. Escrevia e-mails extremamente formais. Hoje, meus e-mails vivem repletos de ‘blz’ e ‘vc’”.
Também, ressalta – como já compartilhamos aqui o blog – que o papel do professor é de mediador, e essa resistência em manusear os equipamentos tecnológicos vai diminuindo na medida em que os aparelhos tornam-se cada vez mais simples e mais fáceis de utilização.
Claro que a questão da relação professor e tecnologia tem outros impasses, outros temas que a atravessam... Não temos como simplificá-la e restringi-la somente à questão da adaptabilidade do professor imigrante digital para a realidade dos estudantes nativos digitais.
Mas, pessoal... #boratentar?! =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário