TEMÁTICAS TRATADAS AQUI

SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



quarta-feira, 18 de abril de 2012

JACIARA – e lá fui eu!!

O despertador tocou às 4:15h de 2f, dia 9 de abril. Mochila e sacola prontas, rumei para o aeroporto de Floripa a fim de iniciar a peregrinação aérea e terrestre até Jaciara, no sul de Mato Grosso, onde cheguei às 14h (hora local – para mim, já eram 15h!).
Carinhosamente recebida na rodoviária por Wanderlucy e Sr. Manoel, deixamos as coisas no Hotel e seguimos para a EM Maria Villany Delmondes para um primeiro “reconhecimento de terreno” e, de lá, fomos para uma reunião na Secretaria de Educação – eram 12 presentes entre Secretária, ex-Secretário, Diretoras de Escola, Coordenadoras... O objetivo era explicitar a pesquisa e, sobretudo, ouvir suas falas sobre o Ciclo, vantagens, dificuldades, estratégias de superação etc. Também aproveitamos para conversar/debater sobre as respostas dadas aos questionários e, ainda, sobre os índices demográficos educacionais do município. Foi um encontro muito intenso e proveitoso!
Às 19h tivemos outra reunião – desta vez no grande espaço da EM Maria Villany Delmondes, carinhosamente arrumado e cedido para tal.
A proposta era reunir professor@s e equipes pedagógicas que atuassem com as crianças do Ciclo da Alfabetização para ouvi-los em suas angústias, suas vitórias, suas sugestões... Diferente disso, apareceram ao todo cerca de 70 professor@s de todos os níveis de ensino – de Educação Infantil às séries finais do Ensino Fundamental – o que, sem dúvida, acabou contribuindo para dispersar um pouco o foco do encontro. Ainda assim, o debate foi interessante e mostrou vários pontos que merecem reflexão futura, sobretudo, a questão central: o que é Ciclo? E as dela derivadas: será o aproveitamento das crianças tão bom nas escolas cicladas, quanto nas escolas seriadas? Como dar conta de atividades diversificadas nas salas? - entre outras. A equipe gestora da escola foi incansável em abrir o espaço e me facultar acesso a tudo! Aliás, foi a boa prática do registro permanente que favoreceu isso...

No dia seguinte, a jornada começou às 7h, com visita de observação à EM Maria Villany Delmondes,
Além da proposta de narração de história e escrita de cartas para as crianças do 4º ano (ver detalhes no BLOG Cartas entre Marias), também percorri todas as turmas de 1º, 2º e 3º anos, tanto da manhã, quanto da tarde, totalizando 10 turmas do Ciclo da Alfabetização. Nesses momentos, observava as crianças em atividade, conversava com elas e com @s professor@s, observava a organização dos espaços e matérias etc. Vi como estavam caminhando as propostas diversificadas; como era o processo de avaliação diagnóstica e permanente; como as crianças de diferentes níveis de aprendizagem ajudavam umas às outras, entre outros aspectos relevantes.
Na noite deste segundo dia, foi feito um convite às famílias das crianças do Ciclo da Alfabetização de todas as escolas da rede a fim de trocar ideias sobre a relação família-escola. A adesão foi de mais ou menos 70 adultos e outras tantas meninas e meninos. As angústias de uns eram, muitas vezes, respondidas pelo relato de experiência de outros... Será que as crianças que estão indo adiante sem terem cumprido todos os objetivos no primeiro ano vão mesmo ser capazes de conseguir isso até o final do terceiro? - exemplo de pergunta que acabou sendo respondida pela depoimento de uma mãe de duas crianças gêmeas, cujos resultados no primeiro ano tinham sido bem diferentes e que, hoje no terceiro, já estão igualmente lendo e escrevendo se dificuldades... Será que a não reprovação não desistimula as crianças nosestudos? E mais uma vez a curiosidade infantil foi resaltada, bem como seu desejo de querer saber, mais e mais... Foi muito bacana a participação de mães, pais, avós no debate!
Na 4f às 7h, parti para a última manhã de visitas – desta vez fui conhecer o espaço, os materiais, @s professor@s, equipe gestora e as crianças do 1º e 2º anos da EM Amélia Freire Gomes, que implantou o horário integral de 8h/dia. Foi bom ver que criaram um espaço coletivo de maior acolhimento e incentivo à leitura!
Em seguida, fui para a EM Magda Ivana, já na periferia, quase zona rural, para conhecer o trabalho desenvolvido com o Programa Mais Educação, com o Programa UCA (Um Computador por Aluno) e, mais uma vez, conhecer as crianças, @s professr@s, materiais e espaços físicos das turmas da manhã de 1º, 2º e 3º anos. Uma pena saber que vários pais que foram indicados participar do horário integral com o Programa Mais Educação acabam não levando seus filhos...

No final da manhã, um presente! Fui brindada com um delicioso almoço na Cozinha Única, com um cardápio para lá de especial! Um prato típico do MT chamado “Maria Isabel” (!!) – delícia pura!! Grande parte da equipe gestora me acompanhou neste momento de despedida e comecei, a seguir, o périplo de volta, chegando quase 1h da manhã em Floripa...
Obrigada a tod@s pela abertura ao diálogo e pela acolhida! =)

3 comentários:

  1. Oi Bel...
    Pretendo seguir tuas andanças, se permitires...
    Fiquei louca prá responder várias perguntas da tua postagem... claro que sob meu ponto de vista... mas uma é irresistível:
    "será o aproveitamento das crianças tão bom nas escolas cicladas, quanto nas escolas seriadas"?

    Penso que se o "aproveitamento" fosse realmente bom nas escolas seriadas... que devem ser mais de 90% das escolas deste país, não haveria necessidade de mudarmos nada não é? Prá que mudar o que dá certo???

    Abração e boa sorte na tua perigrinação.
    Tati (Lajeado-RS)

    Ah, o concurso da Unilever já acabou, pena!!! Fica prá uma próxima.

    ResponderExcluir
  2. Ah, estou assistindo aos curtas. Lindos demais!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Tati, que delícia "ler" vc por aqui! Em Sampa estou conseguindo bom acesso 9e tempo!) para postar coisas - fique de olho!!!
    A questão levantada por pais (nao por mim!) é bem interessante - e melhor ainda é a sua resposta, pois retrata a fala de alguém que vive, cotidianamente, essa e´periência positiva! =)
    Fico feliz que esteja gostando dos vídeos... Aproveitem bastante!
    Ontem foi a premiação da UNILEVER: que emoção ver as professoras, sobretudo da rede pública, vendo seus trabalhos reconhidos... Vamos botar essa criançada pra brincar?!
    Bjssss

    ResponderExcluir