A intenção
deste post é fechar a tríade de reflexões sobre o conceito de Ciclo da
Alfabetização. Isso porque é sabido que não basta “implantar” o Ciclo da
Alfabetização – esta implantação, para se consolidar qualitativamente, requer
adaptações: tanto derivadas do fato de o ensino de 9 anos trazer para o EF
as crianças de 6 anos, quanto pela razão de o Ciclo requerer mais flexibilidade
das propostas pedagógicas, com atividades diversificadas e/ou projetos, o que
implica em adaptações no espaço físico, no mobiliário, e ainda na aquisição de
materiais pedagógicos, livros e jogos para as salas de aula e para a escola em
geral.
Entendo
que se deva tomar como ponto de partida uma perspectiva mais ampla e orgânica
de que o Ciclo da Alfabetização corresponde ao trabalho desenvolvido formalmente
nos 3 primeiros anos do EF, de forma contínua e progressiva, sem retenção das
crianças, de maneira a dar-lhes mais tempo para solidificar seus processos de
apropriação e produção de conhecimentos, sobretudo no que tange ao domínio da
escrita alfabética e ao letramento, isto é, ao uso reflexivo das linguagens
oral, gráfica e escrita em seus diferentes gêneros textuais. O trabalho no
Ciclo da Alfabetização, então, pressupõe um investimento nas crianças em suas
singularidades e a valorização dos seus diferentes saberes prévios e,
consequentemente, requer um currículo que respeite sua diversidade e
pluralidade culturais – currículo este que deve ser dinamizado através de
propostas de organização de espaços&tempos que abarcam metodologias que se
sustentam na possibilidade de atividades diferenciadas ocorrendo
simultaneamente nas turmas; da oferta em quantidade de material escrito de
qualidade; de avaliações variadas e permanentes, de caráter diagnóstico e
descritivo, que possam gerar ações voltadas à superação de obstáculos
percebidos; de espaços físicos que viabilizem, tanto propostas individuais,
quanto em pequenos e grandes grupos; de espaços que congreguem as diversas
identidades infantis ali presentes, fomentando a percepção de pertencimento nas
meninas e meninos da sala; de espaços que favoreçam o desenvolvimento da
expressão autônoma e autoral de todos os sujeitos nele envolvidos em suas
múltiplas linguagens; de planejamentos dinâmicos e interdisciplinares,
elaborados coletivamente com alunos e professores de todas as turmas do Ciclo
da Alfabetização, de forma a assegurar a organicidade do processo.
Ainda,
sobretudo pelo fato de o 1º ano do EF receber crianças de 6 anos, torna-se
imprescindível que o trabalho desenvolvido no Ciclo da Alfabetização valorize o
lúdico, o jogo, a brincadeira, a imaginação e a fantasia infantis, bem como as
diversas formas expressivas da Arte.
Por fim,
faz-se necessário que os professores que atuam no Ciclo da Alfabetização possam
ter amplo acesso à formação permanente, principalmente sobre: do conceito de
Ciclo; da problematização acerca da cultura da repetência; do desenvolvimento
infantil nesta faixa etária; da necessidade da ludicidade nos processos
pedagógicos; das propostas metodológicas de alfabetização / letramento e seus
respectivos arcabouços teóricos, incluindo instrumentos e métodos de avaliação;
propostas metodológicas que privilegiem a criação inédita e pessoal de cada
criança em suas diferentes linguagens; e ainda oportunizando o desenvolvimento
autoral de sua própria expressão escrita, entre outros aspectos.
O processo
de implantação do Ciclo da Alfabetização assim compreendido acaba por deflagrar
a busca por alternativas – na maioria das vezes já disponíveis – que favoreçam
soluções para a melhoria do desempenho das crianças: caminho oposto àquele que se
alicerçava na anteriormente instaurada cultura
da repetência, na qual o desinvestimento no aluno era maior e mais
explícito.
Somente
tendo atendidas estas e outras diferentes variáveis podemos acreditar que
seremos capazes de cumprir a meta-compromisso de alfabetizar/ letrar todas as
crianças do Brasil até seus 8 anos de idade.
Isso
posto, proponho: que tal comentarem e partimos para discutir questões
referentes ao espaço físico a partir da próxima semana? Até lá!! =))
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