Interessante destacar que eles fazem uma
espécie de curadoria de filmes e propostas interativas em 6 diferentes áreas
(ciências, saúde, leitura, escrita, matemática e estudos sociais) – claro,
baseados no currículo de lá. Mas este site assume que seus personagens vão, na
realidade, “introduzir novos temas e ilustrar conceitos complexos”, isto é, a
criança-personagem faz o papel do adulto-educador do mundo físico, mantendo a
mesma estrutura hierárquica daquele que
sabe, explicando para aquele que não
sabe.
Na lição analisada, uma
menina tem um robô como companheiro e apesar de ele só fazer “Beep”, ele se
expressa com expressões básicas (olhar e gestos). É o interlocutor da
menina/professora e representa cada estudante. As lições têm uma
apresentação muito colorida que lembra os desenhos animados. A voz parece a de
uma criança (jovem). A “lição” é tradicional com apresentação, explicação e
exemplos. Pode-se pausar a qualquer momento e depois recomeçar. Depois da “aula”
existem várias opções de atividades: um jogo; uma atividade para impressão; uma
história em quadrinhos; uma brincadeira ou piada; um “painel de palavras”, no
qual cada termo essencial da lição é retomada conceitual e separadamente; uma entrada
para o professor com ideias sobre a aula e outras atividades; um espaço para a
criança desenhar; uma proposta de produção escrita; sugestão de livros, que
falam sobre o assunto, para a devida idade; e, finalmente, uma pergunta cuja
resposta pode ser escrita ou desenhada. Depois ainda estão disponíveis dois
testes: um fácil e outro difícil.
Tomando a aula sobre medição – centímetro, metro e quilômetro – como exemplo:
- jogo: o que é maior que um metro e o que é menor? O
estudante então arrasta as imagens para o espaço correto (arrasta e cola). OBS:
todos os desenhos são do mesmo tamanho: uma casa, um caracol, um dinossauro, um
carro....
- atividade a ser impressa: o sapo está com fome. Use
uma régua para levar sua língua até a comida (a cada imagem de sapo um tamanho
em centímetros diferente)
- história em quadrinhos: nesta um peixe pergunta ao
outro porque ele vai dormir sobre a régua. A resposta: Quero saber quão longo é
meu sono.
- brincadeira: jogo de palavras
- Mural de Palavras: definição de metro, centímetro,
quilômetro, régua de metro, e distância
- desenho sobre o assunto: faça um desenho e depois
dê as medidas (o desenho é feito no computador e depois impresso para ser
medido com a régua).
- escrita sobre o assunto: pede que o aluno diga se
concorda ou não com a seguinte afirmativa: Molly disse que há 100 metros em um
centímetro. Você concorda? Explique.
- leitura sobre o assunto: lista de títulos de livros
infantis.
- pergunta final: numa folha com três colunas, pede que o estudante indique
em cada coluna o que pode ser medido em: centímetro, metro e quilometro A
resposta pode ser desenhada.
Apesar de o material parecer dialogar com a faixa etária e o conhecimento
conceitual apresentado, é como se fosse a reprodução de uma professora dando
uma aula. Sem entrar neste post na discussão filosófico conceitual que alicerça
as propostas tradicionais aqui formuladas (bem como as tb sugeridas para o
trabalho adicional dos professores e professoras), penso que conhecer este site
pode nos trazer indagações importantes para o campo tecnológico: por que
reproduzir no mundo virtual a mesma estratégia metodológica e as mesmas
propostas que se concretizam no ambiente físico dos escolas?
Assunto análogo já foi por mim explorado no blog do Repensando Museus,
quando discuto a diferença entre processos de apropriação e produção de
conhecimento nos museus físicos e virtuais. O mais rico é poder aproveitar a
web para fazer aquilo que no mundo físico não nos é facultado. Poder me
aproximar muito dos detalhes de uma pintura, ampliá-la, parti-la, remontá-la...
De igual forma, poder aprender os conteúdos escolares de maneira outra,
diferentes daquela que as minhas professoras e meus professores já me oferecem
em sala de aula cotidianamente... :)
Bom final de semana para tod@s! E fiquem de olho nas próximas postagens...
Nenhum comentário:
Postar um comentário