A correria está tanta que nem mesmo consigo postar sobre o que
ando escrevendo/lendo cotidianamente. Mas hoje tenho a Juliana Uggioni, que
trabalha comigo no Núcleo Pedagógico da Xmile, como aliada; obrigada, Juli.
“Num coquetel entre velhos e novos
amigos, o papo foi em torno da tecnologia educacional e a falta de acesso tecnológico
por parte de algumas pessoas de nosso imenso país, em virtude das condições
desiguais de nossos brasis. Ficamos tentando imaginar algumas soluções viáveis
para que boa parte de meninos, meninas e adolescentes tivessem a oportunidade
de usufruir dos recursos oferecidos por esse tipo de tecnologia.
Coincidentemente, no dia seguinte, li
o artigo de Patrícia Gomes, intitulado “10 dias e 13 motivos para usar celularna aula”. Nele, a autora destaca que, apesar de
ainda ter resistência do uso do celular na sala de aula, muitos países já o
estão utilizando como aliado, seguindo mesmo caminho dos tablets. E com a
intenção de esclarecer alguns pontos sobre o uso do celular em sala, a UNESCO
publicou um guia com 10 recomendações para ajudar os governos a implantarem o
seu uso, como “ter políticas que incentivem o uso das tecnologias móveis em
sala de aula” e, também, recomendações “à criação de conteúdo adequado e à promoção
do uso seguro e saudável das tecnologias”. Patrícia traz, ainda, um guia feito
pela Mobile Learning Week, com 13 motivos para ter o celular como aliado na
educação. Depois destas leituras, fiquei (re)pensando o nosso papo no coquetel,
e me dei conta que nunca tinha vislumbrado que o tão temível celular em sala de
aula poderia ser uma das possíveis soluções para o acesso à educação
tecnológica... J
Continuando no mesmo assunto, o artigo “O que mais dispositivos e aparelhos vão mudar sua sala de aula em 2013?” começa com uma indagação, mas já nos dá uma prévia do que está acontecendo no
mundo tecnológico, trazendo 15 novas tecnologias. O artigo descreve algumas
possibilidades, mas é muito difícil prever quais das novas tecnologias
emergentes farão mais sucesso. Seja qual for, o que é destacável aqui é que, por
sua “inovação e praticidade, muitas delas estão prontas para entrar na sala de
aula e mudar a forma como os alunos e os professores aprendem”.
Cada vez mais se criam
possibilidades para a acessibilidade e interação do conhecimento com recursos
tecnológicos, mas é bom lembramos que, talvez, os novos recursos não estejam
oferecendo propostas muito diferentes das já disponíveis em salas de aula. O
que realmente me parece desafiador é (re)pensar a forma como conteúdos estarão disponíveis
nestas “ferramentas”.
Bjs, Juli”
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