Na 2f passada, postei um
comentário sobre a necessidade de focar nos fins e não deixar que os meios
dispersem isso... Se ali me centrei no exemplo ligado à tecnologia (por que
será, hein, minha gente?), agora trago um exemplo observado em sala – no ambiente
físico de um espaço de educação infantil.
Certa vez, observando o
planejamento de uma turma de crianças de 4 anos, vi que a professora pretendia
trabalhar com a classificação de dois atributos. Ela imaginou ampliar as opções
das crianças, de forma a favorecer aquelas que por ventura pudessem perceber mais
atributos. Assim, organizaria triângulos e círculos, vermelhos e azuis, grandes
e pequenos. E distribuiria folhas para as crianças arrumarem as peças em duas “casinhas”
(esperando que iriam fazer isso por cor, por forma, ou por tamanho) – as crianças
que quisessem poderiam fazer “mais casinhas” e assim organizar de maneiras diferentes.
Até aí, beleza. Quando nos encontramos depois e perguntei como transcorrera a
sua proposta, ela me contou, preocupada, que tinha sido MUITO difícil para o
grupo todo – e que só reconheceram as cores. Foi então que eu vi o material.
O que aconteceu? Exatamente
para “apimentar” mais a coisa toda, ela achou boa ideia ainda trabalhar a coordenação motora fina e, ao invés de
distribuir as peças triangulares e circulares, grandes e pequenas, vermelhas e azuis,
ela deu papeis com as formas desenhadas para que cada criança as recortasse!
Pronto! Os recortes indecifráveis fizeram com que o material a ser classificado
mantivesse apenas o atributo cor intacto – os demais se perderam. Em suma, mais
uma vez, o “meio” atrapalhou o “fim”.
Portanto, planejar uma
ação-desafio para meninos e meninas requer que tenhamos claros os objetivos
finais daquilo – e que pensemos em formas de fazer isso ser bacana, desafiador
etc., sem permitir que os meios lúdicos e prazerosos por nós eleitos; ou que
nossa ansiedade por “dificultar mais um pouquinho”, atrapalhem os fins
pedagógicos primeiros.
Dia 27 tem mais postagem... Fiquem de olho! Bom final de semana! =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário