Estamos esquentando os tambores para começar a contar
mais detalhes sobre nossos jogos da Xmile, que esta semana foram pela primeira
vez experimentados “inteirinhos” pelas crianças que vêm participando parte a
parte de sua criação... Muito legal o feedback delas! Aguardem lendo mais um
post de Juliana Uggioni!! =)
“Cada
vez mais as portas das escolas estão se abrindo para os games, e eles vêm se
tornando uma alternativa real de aprendizado. Em muitos deles, os estudantes
nem percebem que estão jogando um game educativo! No artigo “Game ensinaálgebra as crianças ‘secretamente’”, Vagner de Alencar fala justamente disso.... Um grupo de noruegueses criou o DragonBox
Álgebra, no qual as crianças aprendem de uma forma simples e divertida as
noções básicas de álgebra. Uma das características do game é ensinar
“secretamente” matemática para os estudantes entre 6 a 12 anos. Para Joane
Chantre, coordenadora de comunicação da startup: “embora
seja um jogo para crianças com dragões e figuras animadas, o que
verdadeiramente está por trás dele é matemática pura. A criança não percebe que
na realidade está resolvendo equações”.
Também, temos exemplos de iniciativas individuais que começaram
em sala de aula, como aquela descrita no artigo “Professor ensina história comgames e cartuns”.
Vinicius Boprê escreve sobre o projeto de Gamificação de Sorocaba, do professor
Rodrigo Araújo, que alia tecnologia e o ensino de história através da produção
de games e cartuns. Este projeto foi vencedor da categoria de Inovação em
Conteúdo do Prêmio Educadores Inovadores da Microsoft. O professor percebeu que
os estudantes se interessavam mais pelo conteúdo quando ele utilizava recursos
como games, animações e cartuns. Ele começou a desenvolver seus primeiros jogos
com ajuda de um software chamado Game Maker, mas também, com a participação dos
estudantes: “eles desenham, roteirizam, buscam informações regionais e,
principalmente, aprendem com esse novo método”.
Podemos
perceber nestes artigos, e outros já comentados neste blog, que a utilização de
games em sala de aula também pode ser um dos aliados do professor no processo
de ensino-aprendizado. Na pesquisa que desenvolvemos na Xmile com as crianças da
Escola Faria Brito (Barra), podemos perceber que elas aprendem brincando sem se
dar conta! No caso, elas enfrentaram o desafio Por um fio, do Sonho do Mundo das Coisas Perdidas, com cinco desafios matemáticos... E o que elas acharam disso? "O que mais gostei é que a gente arruma tudo", diz Maria Clara, de 6 anos, contente por ter realizado o desafio a ela proposto."
Fonte: Xmile learning – pesquisa com crianças do Ciclo de Alfabetização da Escola Faria Brito – RJ/RJ |
O que mais
depreendemos da pesquisa? Aí já é outra história! Acompanhem aqui no BLOG! =)
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