Antes
reclamávamos que estudantes estavam “sonhando” em sala de aula, ou mesmo “no
mundo das nuvens”... E agora? Leiam mais esta contribuição da Juliana Uggioni,
do Núcleo Pedagógico da Xmile:
Continuando nosso repensar ou pensar tecnológico
educacional, um tema muito discutido e/ou em alta ultimamente é o cloud computing, ou seja, computação em
nuvens – ou a nova tendência de sala de aula na nuvem! =)
No artigo “Ofuturo da educação pode estar nas nuvens”, Vagner de Alencar explica que o cloud computing permite
aos usuários da internet armazenarem remotamente, de forma segura, seus
arquivos, e depois compartilhá-los de qualquer lugar sem que seja necessário
qualquer instalação, ou seja, com acessibilidade total. E a grande sacada é que
pode ser uma ferramenta educacional, além de “baratear os custos com parques de computadores em rede nas instituições de ensino, [pode] ajudar
professores a planejar e organizar suas aulas ou até mesmo apoiar estudantes
para que realizem trabalhos, de modo interativo – tudo de forma remota”, alega
ele.
E com certeza vocês já compartilham
muitas informações assim, pois são muitos programas e empresas que
disponibilizam esse serviço gratuitamente, por exemplo, GoogleDocs; SugarSync e
DropBox – o desafio é pensar como isso pode facilitar/favorecer o processo de
produção e de apropriação de conhecimento por parte dos estudantes...
Quem
nos acompanha no blog já está percebendo nosso olhar para certos conceitos
educacionais, como aprendizagem móvel, sala de aula na nuvem, sala de aula
interativa; educação baseada em games, ensino híbrido, personalização dos
conteúdos, portfólio digital, plataforma adaptativa, entre outros. Mas para se
situarem ainda melhor, indicamos o artigo de Regiany Silva, intitulado “Confiraos termos mais atuais no mundo da educação” – assim melhor acompanharão estes e outros termos que estão sendo utilizados na
área educacional, como: Crowdfunding (ou financiamento colaborativo – neste caso,
viste a Benfeitoria e verá bem como isso funciona!); Crowdlearning (ou
aprendizado colaborativo); Crowdsourcing (ou construção coletiva);
Desescolarização (Valorizam oportunidades educacionais ocorridas fora da
escola); Mooc (cursos online, gratuitos e em grande escala); e, Steam (foi
acrescido o A de artes na sigla Stem, que designava o campo do conhecimento
composto por ciências, tecnologia, engenharia e matemática) etc.
Em breve teremos mais novidades sobre as tendências
educacionais, pois a Bel, representando a Xmile, esteve dia 4 no Transformar 2013 – evento
promovido em parceria entre o Instituto Inspirare e a Fundação Lemann – e vai
partilhar aqui conosco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário