Projeto:
Programa de Atenção Integral à Primeira Infância – PAIPI
Executor: Ministério da Educação Nacional da
Colômbia
O
Instituto Colombiano do Bem Estar Familiar (ICBF) e o Ministério de Educação da
Colômbia desenvolveram o Programa de Atenção Integral para a Primeira Infância
(PAIPI) – um conjunto de ações coordenadas para atender às necessidades de
desenvolvimento e aprendizagem infantil e de preservação da vida das crianças.
O
PAIPI tem como objetivo principal possibilitar o cuidado, a saúde, a nutrição e
educação inicial às crianças menores de 5 anos prioritariamente as que se
encontram em situação de risco.
O
programa acontece em três modalidades por meio das quais se dá atenção especialmente
as crianças menores de 5 anos que se encontram nos níveis I e II do Sistema de
Identificação e Classificação de Beneficiários Potenciais dos Programas Sociais
(SISBEN), ou em condições desfavorecidas.
São
três as modalidades de atendimento:
Modalidade
do Entorno Familiar: através dela se dá atenção integral no que se refere ao
cuidado à nutrição e a educação das crianças das zonas rurais ou urbanas
marginais que, por dificuldades geográficas, não têm acesso a nenhuma outra
modalidade de atenção integral, fortalecendo o trabalho educativo no próprio
lugar – são ações educativas junto aos pais;
Modalidade
do Entorno Comunitário: dá atenção integral inicial às crianças sob o cuidado
das creches comunitárias de bem estar do ICBF, complementando os serviços de
cuidado e nutrição com um componente educativo – é um acompanhamento pedagógico
às mães comunitárias;
Modalidade do Entorno institucional: esta
modalidade está dirigida às crianças da zona urbana que não tem acesso a nenhum
outro serviço de Atenção Integral por falta de oferta, nesta modalidade são
oferecidos cuidado, nutrição e educação inicial durante 5 dias da semana em
jornadas de 8 horas diárias.
Projeto: Educa a tu hijo
Coordenador: Ministério da Educação
Cubano
Educa
a tu hijo é um programa de atenção educativa institucional para a primeira
infância. Foi idealizado para atender crianças que
não frequentavam o sistema formal de educação infantil. Iniciado em
1983, começou primeiro em algumas cidades e, atualmente, existe em todo o
país, sendo compreendido como um programa educacional e social junto às
famílias.
O
programa dispõe de uma coordenação nacional, provincial, municipal e finalmente
de acompanhamentos pelos bairros. Apesar da presença governamental, tem forte
marca comunitária e intersetorial. Para o seu sucesso houve a necessidade de
envolver outros profissionais, como os médicos de família, enfermeiras, além de
setores da comunidade, como os Conselhos Populares.
O Programa Educa a tu hijo
oferece educação e atividades para as mulheres grávidas, inclusive com visitas
domiciliares; e encontros periódicos com os adultos e crianças objetivando a
formação dos adultos responsáveis pelas crianças, incluindo, desta forma, as
famílias na ação pela educação infantil das crianças de 0 a 6 anos. Essa
formação inclui, tanto palestras, encontros e atendimentos, como uma série de
cadernos que detalham, em uma linguagem acessível a todos, as fases de vida das
crianças com sugestões de atividades adequadas para cada fase específica de
desenvolvimento.
As propostas de atividade do Educa a tu hijo acontecem em vários
espaços da cidade (praças, casas, galpões) e são direcionadas para toda a família. Esses momentos
ocorrem com regularidade, mas com uma organização diferente – os encontros são
alternados, sazonais, mas com periodicidade. As crianças não são divididas por
faixa etária e também há a participação de crianças com necessidades especiais.
Há
uma constante retroalimentação entre as famílias e as/os coordenadora(es) do
programa, e a cada dois anos faz-se uma avaliação.
Projeto: ZEROSEI
Executor: Município Reggio Emilia / Itália
O
projeto nasceu da necessidade social das mulheres do município de Reggio Emilia
retomarem o trabalho para reconstruírem a cidade no pós-guerra. Assim, desde o
início a comunidade participa da escola. Hoje cada creche e pré-escola tem um
Conselho da primeira infância composto por pais, membros da comunidade,
professores, outros profissionais da escola e o coordenador pedagógico.
Loris
Malaguzzi, professor interessado em educação e desenvolvimento infantil, se
envolveu no inicio do projeto trazendo consigo teorias contemporâneas sobre
desenvolvimento e aprendizagem infantil (anos 50/60) que iriam ajudar a formar
os conceitos que dão base teórica à prática das escolas Reggio Emilia. O
conjunto desses conceitos ficou conhecido como abordagem Reggio Emilia.
O
objetivo da abordagem Reggio Emilia é a valorização das diferentes linguagens
das crianças. E para que a criança experimente diversas linguagens algumas
questões são centrais: o espaço, as interações, o trabalho coletivo, a
pedagogia da escuta para aprender com as crianças como elas aprendem, o hábito
de registrar os processos, a figura do atelierista, e finalmente uma cozinha
como espaço de aprendizagem.
A
organização do espaço é central uma vez que ele também é um agente no processo
de aprendizagem. Ele tem que ser acolhedor e permitir a construção de relações
entre as crianças e transparentes para que captem diferentes perspectivas e
pontos de vista.
Outra
particularidade desta escola é a presença de espaços chamados de atelier e
miniatelier tanto nas creches como nas pré-escolas. O atelierista é o
profissional responsável por estimular as potencialidades das crianças
propondo-lhes experiências de expressão diversas. Esses espaços são construídos
de maneira a oferecer diariamente oportunidades para a criança ou grupos de
crianças de encontrarem uma grande variedade de materiais e de linguagens.
A
interação entre equipes de profissionais da escola, as crianças e a
participação ativa dos pais é fundamental para a criação do espírito de
cooperação, colaboração e coconstrução do conhecimento.
O
trabalho cooperativo entre aqueles que compõem a equipe da escola é essencial.
A equipe de profissionais se encontra semanalmente para discutir o andamento do
trabalho, avaliar e propor novas ações.
Na Pedagogia da Escuta, que privilegia
observar o processo de construção de conhecimento das crianças, apenas observar
não é suficiente – é imprescindível fazer seu registro, porque é com base nesses
registros que os agentes educacionais avaliam o andamento do trabalho.
Turin
Executor: Município de Turin / Itália
Na
cidade de Turin são vários os serviços de atendimento oferecidos para a
primeira infância. Para as crianças de zero a 3 anos elencamos:
A
Creche Municipal tem como objetivo fornecer às crianças, em colaboração com o
suas famílias, experiências diferentes para apoiar suas necessidades de
desenvolvimento, garantir a continuidade das intervenções educativas, as
relações entre com colegas e adultos, bem como a exploração e compreensão do
ambiente. O Município também conta com Creches Conveniadas, que funcionam de
segunda à sexta, das 7h30 às 17h30, e que devem seguir as orientações
municipais. Nelas um número de vagas é cedido para o município. Já as Creches
Privadas são destinadas às crianças de 3 meses a 3 anos de idade e funcionam
até 12 horas por dia, mas a permanência das crianças não pode exceder 10 horas
diárias. As Sessões Primavera acolhem meninos e meninas com idade de 2 a 3 anos
e funcionam em escolas ou creches privadas por no máximo 9 horas diárias.
Para
as crianças de 3 a 5 anos existem as Pré-escolas estatal, municipal, e
particular, que objetivam desenvolver a identidade, a autonomia, a
responsabilidade e a cidadania. Durante os meses de julho e agosto, o
Departamento de Serviços de Educação promove ainda o projeto "Verão
Crianças" para meninos e meninas que frequentam as escolas do estado,
municipal e filiados.
As
brinquedotecas (baby parking) acolhem pequenos a partir de 13 meses a 6 anos de
idade. Podem funcionar por até 12 horas por dia. As crianças não podem ficar
mais de 5 horas diárias. Esse serviço é da iniciativa privada. Contudo tem de
seguir padrões regionais. Nesses espaços são oferecidos jogos e recreação.
A
prefeitura oferece gratuitamente um serviço de Atendimento em Domicílio às
crianças na faixa etária de 0 a 5 anos com dificuldades emocionais, físicas que
não podem frequentar creche ou jardim de infância. O atendimento é feito por
professores com formação específica e visa estimular o desenvolvimento
potencial da criança.
Os
Serviços Educativos para Crianças com Deficiência Sensorial são destinados a
crianças surdas e cegas residentes na cidade. Envolve a construção de um
projeto coerente individual, em colaboração com a escola, os serviços de
Pediatria e reabilitação da ASL cidade, de acordo com o método de trabalho em
rede.
Existe
ainda uma série de projetos educativos para as crianças de 3 a 6 anos. Ligados
aos centros de cultura para a infância.
Os
Centros para crianças e pais é um
serviço educacional destinado às crianças de 0 a 3 anos que não frequentam as
creches (ou crianças de até 6 anos, como uma extensão do jardim de infância no
período da tarde). As crianças são acompanhadas por um dos pais ou outro adulto
de referência. Os centros são espaços equipados onde se propõe atividades
divertidas e experiência prática de aprendizagem por meio da orientação de
pessoal qualificado. Os meninos e meninas que brincam têm oportunidades de
socialização e crescimento em um ambiente educacional e estimulante. Os adultos
também usufruem e aumentam suas habilidades para o cuidado educacional.
O
Centro Cultural da Arte e Criatividade
que oferece momentos de experiência artística e de criatividade para as
crianças.
O
Ambiente de Projeto de Desenvolvimento da
Educação que promove a educação ambiental em jardins de infância e creches.
O
Projeto Família que oferece apoio aos
pais na tarefa de educar. Cria oportunidades, espaço e tempo para que os pais
aprimorem suas competências parentais. Com uma dimensão preventiva promove
bem-estar nas famílias através de um programa de atividades de informação e
treinamento, com a colaboração de especialistas em diversas disciplinas.
Os
Centros Culturais de Expressividade e
Comunicação que são espaços abertos onde se promove encontros de família
para oportunizar o compartilhamento do prazer da leitura, pintura, música e
teatro entre pais e filhos.
Existem,
ainda, os Centros de Cultura Lúdica,
que são os espaços culturais do jogo.
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