Projeto: Cidade Escola Aprendiz
Executor: Associação Cidade Escola Aprendiz / SP
A Associação Cidade Escola Aprendiz é uma Organização da Sociedade Civil
de Interesse Público (OSCIP) que, desde 1997, experimenta, desenvolve e divulga
o conceito de Bairro-Escola, visando o aprimoramento simultâneo da comunidade e
da educação. Cria-se, assim, um amplo espaço educativo, estruturado por uma
rede que une toda a comunidade, amplia as possibilidades de aprendizagem e
melhora a qualidade de vida local.
Como
estratégia, a Cidade Escola Aprendiz realiza projetos focados em arte, cultura,
educação, comunicação, tecnologia e articulação comunitária. As tecnologias
sociais desenvolvidas são sistematizadas e compartilhadas com outras
comunidades que se inspiram nessa experiência.
Neste sentido, rompe-se com a lógica da escola como único espaço de
aprendizagem e integram-se recursos, agentes e conhecimentos das comunidades à
formação dos aprendizes, fortalecendo as redes locais.
São quatro os eixos estratégicos dessa nova tecnologia social: as redes
locais; o eixo da aprendizagem; o da comunicação; e o da cultura local: as Redes Locais têm por objetivo articular
e mobilizar todos os agentes para juntos construírem um projeto educativo
local. O eixo da Aprendizagem articula
as intervenções educativas formais e extraescolares. O eixo da Comunicação procura estimular os atores
territoriais para que produzam e divulguem de maneira orgânica as informações
disponíveis e de interesse.
O quarto eixo, Cultura Local,
pretende articular os recursos culturais locais ao processo educativo de
crianças e jovens.
Atualmente, a Associação desenvolve cerca de 30 ações, atendendo a 1000
pessoas diretamente e mobilizando mais de 100 instituições públicas e privadas
de todos os portes que configuram a rede Bairro-Escola. Parte das ações
acontece no bairro da Vila Madalena, em São Paulo (SP), onde a instituição está
localizada desde a sua fundação.
Projeto: Museu das Crianças
Executor: Associação Acordar História
Adormecida (AAHA)
A
Associação Acordar História Adormecida,
constituída em 1989, é uma instituição portuguesa sem fins lucrativos que
obteve reconhecimento de Utilidade Pública em 1995.
De
acordo com os seus objetivos a Associação estuda, concebe e realiza diferentes
projetos de caráter pedagógico, nas áreas de museologia, história, música,
artes, ciência, dentre outras, com a preocupação de estimular e promover a
aprendizagem, organizando inúmeros programas que levam as crianças a aprender
participando.
O
Museu das Crianças de Portugal é um espaço de aprendizagem e serviço das
crianças e suas famílias, que tem como objetivo despertar e desenvolver a sensibilidade
cultural e artística das crianças, em paralelo com uma importante componente de
formação humana.
Além
da exposição permanente, o Museu das Crianças oferece ainda um conjunto muito
variado de outras atividades que visam o desenvolvimento da curiosidade, da
imaginação e da criatividade das crianças. Ocorrem exposições temáticas para os
maiores e, para os menores, há atividades como “A Hora do Conto”, “Era uma vez
a Ciência”, “Brincar com a matemática”, “Música no Museu”, “A Minha Pátria é
Portugal”, e ainda, “Oficinas do Museu”.
Desde
2005 o Museu das Crianças está instalado no Jardim Zoológico e já provou ser
financeiramente viável, além de ter sua qualidade reconhecida.
Além do Museu das Crianças, a AHAA realiza
projetos de história levando as crianças e adolescentes a visitarem os lugares
onde ela ocorreu. Há ainda o projeto de música no qual crianças e jovens passam
um dia com uma orquestra. O objetivo é motivá-los e sensibilizá-los para a
música através do contato direto com o maestro, os músicos e os instrumentos,
de forma que, a partir daí, produzam e realizem concertos.
Projeto: Vila Antiga
Executor: Fundação Douglas Andreani / SP
A Vila Antiga é um espaço
desenvolvido pela Fundação Douglas Andreani em parceria com a Secretaria de
Educação de Campinas. A Vila Antiga foi inspirada em um projeto da Coréia do
Sul e sua proposta é preservar bens culturais.
Neste espaço desenvolvem-se
atividades de formação de professores na Pedagogia dos Sentidos – de acordo com
a proposta pedagógica do projeto Nave-Mãe de Campinas –, e são oferecidas às
crianças oficinas onde é possível vivenciar a produção à moda antiga de
produtos e serviços de valor cultural e histórico gerando ambiente de vivência
e aprendizagem.
Aos 12 mil metros quadrados da Vila,
outros 26 mil metros, cedidos pela prefeitura de Campinas, serão acrescentados
para abrigar as novas construções: hortas, pomar, plantações de ervas
medicinais, cana, milho, algodão, café e outras culturas que serão integradas
com as oficinas. O objetivo é permitir que as crianças acompanhem os ciclos
destes cultivos desde o plantio até o produto final. No caso da cana-de-açúcar,
por exemplo, os pequenos acompanharão o ciclo até a fabricação do açúcar
mascavo, produzido no engenho de mais de 30 anos vindo do Ceará e que está
sendo instalado no local.
Como o moinho, várias construções
vieram de outros estados, como Minas Gerais e Mato Grosso. Casas foram
desmontadas e trazidas para Campinas onde foram reconstruídas do mesmo jeito de
onde estavam instaladas em suas cidades de origem e, na Vila Antiga, terão a
mesma função. Como a Casa Mineira, um local que vai abrigar uma casa de chás
com fogão a lenha, onde as crianças vão ter oficina para conhecer os usos das
plantas medicinais.
ALÉM DESTES, OUTROS DOIS EXEMPLOS FORAM PUBLICADOS NO BLOG REPENSANDOMUSEUS.BLOGSPOT.COM - QUE TAL DAREM UMA LIDINHA POR LÁ?! =)
Oi Bel, tu tens mais informações sobre o cidade escola? é uma escola que tem parceiros, algo que poderíamos tentar, ou é uma ong ou algo assim? Fiquei interessada em saber mais. Bom, vou procurar na Net... Bjs
ResponderExcluirNossas informações advém tb da internet. Marta fez esse levantamento e aqui partilhei seus "resumos"... :)
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