Projeto: Programa Nota 10
Executor: Secretaria de Educação da Prefeitura de Jundiaí / SP
O objetivo do Programa Nota 10 é garantir que
todo o aluno chegue aos 8 anos plenamente alfabetizado. Para as crianças de 0 a
3 anos instituiu-se o Programa Berço da Educação, que resignificou o conceito
de creche assistencialista, para a espaço de cuidado e educação no qual são
desenvolvidas atividades lúdicas e simbólicas e onde a criança tem autonomia.
Para as crianças de 3 a 5 anos adotou-se o
Projeto Ciranda. Esse projeto faz uso de
material gráfico e bonecos para as atividades nas áreas de linguagem,
matemática, natureza, arte e movimento. Espera-se que as crianças alcancem o
estágio “silábico com valor” ou esteja pré-alfabetizadas ao final do ciclo, ou
seja, com 5 anos.
Além
desses dois projetos formais a prefeitura também implantou outros programas que
podem atender à primeira infância: o “Brincadeiras Literárias”; e o “Educação
Ambiental”. O programa "Brincadeiras Literárias" reúne três projetos de
incentivo à leitura, destinados a crianças de 0 a 6 anos:
1 - Combinado, uma história a cada lado: projeto realizado dentro de uma van. O veículo foi
adaptado e virou uma biblioteca, que vai até as escolas, criando um espaço de
descoberta e intimidade com os livros. Objetiva despertar, em crianças de zero
a três anos, o prazer de ouvir histórias e desenvolver nos alunos da rede
municipal o gosto pela leitura, como uma forma divertida de aprender, interagir
e socializar. Ocorre de manhã, às 8h, e a tarde, às 13h30. As escolas agendam
as visitas através de e-mail.
2 - Doce de letras: acontece nas unidades escolares, com a presença de uma contadora de
histórias. É voltado para crianças de 4 a 5 anos da rede pública municipal.
Pretende fazer com que as crianças percebam os encantos da leitura. Ocorre de
manhã, às 8h, e a tarde, às 13h30. As escolas agendam as visitas através de
e-mail.
3 - Roda-lelê – histórias na TV:
programa de
contação de histórias que vai ao ar pelo canal 6 (TVE Jundiaí). É voltado para
crianças de todas as idades, seus pais, avós e amigos. Todos podem enviar
histórias através de e-mail. Objetiva reunir em torno de histórias a criança,
sua família e amigos, fazendo cada um ouvir e até contar suas preferidas ao
longo do tempo, recriando lembranças e laços de afeto. Ocorre a cada quinze
dias, toda terça, às 11h30. O público também pode conferir uma nova edição e as
reprises nas terças-feiras às 15h30, e às quintas-feiras às 11h30, e às 15h30.
Há ainda o Projeto Mundo das Descobertas, também dirigido à
crianças de 0 a 5 anos mas, com o
objetivo de estimular as habilidades das crianças através do uso de materiais
manipuláveis e também de um computador
voltado para elas.
Na área
ambiental, há o Programa de Educação Ambiental, que engloba vários outros,
dependendo da faixa etária. Para os alunos da educação infantil, há o Projeto Jardim da Infância, que transforma os jardins das escolas em campo
de estudo para alunos de quatro a cinco anos da rede municipal. Este projeto
espera enriquecer a aprendizagem, dando subsídios concretos para análise desses
microecossistemas. Ocorre de segunda a sexta-feira, manhã e tarde. As próprias
escolas realizam o trabalho com as crianças.
Projeto:
Programa Asas da Florestania
Executor:
Governo do Estado do Acre, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação,
Secretarias Municipais de Educação de Brasiléia e União Nacional dos Dirigentes
Municipais de Educação
O Programa Asas da Florestania, criado
em 2005, tem como objetivo levar educação básica às comunidades isoladas
(reservas extrativistas, margens de rios e em assentamentos) em sua própria
residência. Quando foi lançado, visava atender do 6º ao 9º ano, mas em 2008 foi
ampliado para o ensino médio. No ano seguinte, 2009, também passou a oferecer
educação infantil com o nome de Asinhas da Florestania.
Umas das principais características do
Asinhas da Florestania é oferecer uma proposta pedagógica voltada especialmente
para o público-alvo e adequado ao contexto daquela comunidade e com calendário
específico. O atendimento é domiciliar e o material pedagógico, produzido de
acordo com a proposta do programa. Está estruturado em seis módulos, com 20
encontros. Cada encontro acontece duas vezes por semana, com duas horas e meia
de duração. São realizados dois encontros semanais na residência de cada
criança com vários métodos que facilitem o ensino-aprendizagem dos mesmos. Cada
agente atende crianças de aproximadamente 10 famílias, dependendo da distância
entre as residências. Atualmente são 181 agentes educacionais.
Para o agente educacional do Programa
Asinhas da Florestania são exigidos ensino médio, residir de preferência na
comunidade que atuará e ter no mínimo 18 anos. Em 2009, eram 123 comunidades
atendidas; e em 2011 o número aumentou para 260 comunidades.
O Asas da Florestania conta com o
apoio da Fundação Roberto Marinho e do Instituto de Desenvolvimento da Educação
Profissional Dom Moacy.
Projeto: BAÚ DE LEITURA
Executor: Movimento de Organização
Comunitária (MOC) / BA e SE
O
projeto Baú de Leitura teve início em 1999 por iniciativa do Movimento de
Organização Comunitária (MOC) como estratégia complementar no combate ao
trabalho infantil e ao analfabetismo na zona rural. Além de incentivar a
leitura lúdica e reflexiva, as crianças passaram a ter acesso à escola, às
artes e aos esportes por meio do projeto.
O
Baú de Leitura tem contribuído para a melhoria da qualidade da educação e para
o fim da evasão escolar, uma vez que as aulas tornam-se mais prazerosas para as
crianças. O Projeto busca sensibilizar os gestores para a construção de
educação de qualidade nas escolas da zona rural, de forma a garantir o direito
das crianças ao acesso e à permanência na educação básica universal.
Desenvolvido
de forma participativa, o Projeto Baú de Leitura envolve famílias e comunidade,
com foco em crianças de 6 a 16 anos. Os educadores são professores da rede
pública que durante um período da semana reúnem-se com os alunos para praticar
o exercício da leitura sobre diversas formas: leituras em grupo, apresentação
de estórias, música e teatro. Essa maneira de ensinar tem incentivado a
criatividade e despertado as crianças para a importância da alfabetização.
Além
da leitura, os alunos realizam atividades como desenhos, dramatizações, teatro
de fantoches, paródias, poesias, músicas e textos. Após as atividades, os
educadores aprofundam a estória com os alunos, contextualizando-a ou
colocando-a na relação com o mundo e a realidade.
As escolas recebem um baú com uma coleção de
45 livros diferentes e material didático. A ideia é que dentro de um município
os baús se tornem itinerantes entre as escolas, para todas as crianças terem
acesso. Ao todo, são mais de 38 mil livros de literatura infantil e juvenil circulando
nas escolas. São mais de 1.100 Baús de Leitura em 1.100 salas de aulas da zona
rural do semiárido. Participam do projeto cerca de 1.200 educadores e mais de
25 mil crianças. Já foram constituídos 40 Núcleos de Leitura em 60 municípios
da Bahia e estão sendo implantados outros Núcleos em 40 municípios de Sergipe.
E BOM ANO NOVO PARA TOD@S!!!!
QUE VENHA 2013!! =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário