Mais uma vez, agradeço à Marta Sampaio por tê-los resumido... :)
Projeto:
Naves mãe
Executor: Secretaria Municipal de Educação de
Campinas / SP
Nave
Mãe é um projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Campinas (2007)
voltado para crianças de classes populares que moram em regiões do município
que possuem alta densidade demográfica e ficam localizados em regiões
periféricas da cidade. Seu objetivo é educar e preparar as crianças socialmente
mais vulneráveis por meio da Pedagogia dos Sentidos.
As
unidades são cogeridas por instituições assistenciais, em uma iniciativa de
parceria entre o governo e terceiro setor. Para subsidiar juridicamente o
projeto, a Câmara Municipal aprovou, em 4 de abril de 2007, a Lei Municipal nº
12.884.
As
Naves-Mãe têm capacidade para atender até 500 crianças de 04 meses de idade até
os 05 anos e 11 meses de idade. São duas
as faixas etárias contempladas com período integral (almoço e jantar): a de 04
meses até 01 ano e 05 meses; e a de 01 ano e 06 meses de idade até os 03 anos.
As crianças de 03 anos e 01 mês de idade até os 05 anos e 11 meses são
atendidas em período parcial de 5 horas com direito a almoço e um lanche.
Além
de atividades para os pequenos, as Naves-Mãe também oferecem aulas de cursos
profissionalizantes e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para mães e toda a
comunidade próxima às unidades.
Hoje
são 14 as unidades já entregues pela Administração Municipal, sendo que mais
uma será inaugurada no início de 2012 e outras 8 serão construídas pela
Prefeitura em parceria com o governo federal, por meio do Programa de
Aceleração do Crescimento (PAC 2).
O Museu Exploratório de Ciências da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) propõe regulamente intervenções no
pátio da escola para despertar a criança para a ciência, de maneira lúdica e
interativa. A estrutura física dessas intervenções é permanente, o que
possibilita o contato constante e a incorporação às brincadeiras. O local é
isolado das salas de aula e não interfere na rotina da escola.
Projeto: Programa Agitar
Executor: Associação Amigos da Criança
/ BH
A Associação Amigos da Criança –
Fazenda da Criança (AAC) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em
1998, com o objetivo de possibilitar às crianças e adolescentes de 0 a 17 anos
condições para desenvolver suas potencialidades e cidadania.
Através de atividades culturais, de
educação ambiental e profissionalizante, a entidade procura mostrar às crianças
novas maneiras de enxergar e lidar com as situações da vida, da convivência com
a família e comunitária, de afetividade, do trabalho em equipe, do direito à
escolha, tudo isto visando o despertar pelo interesse profissional, resgatando
a autoestima de cada um.
Atuando no Aglomerado da Serra, um dos
locais de maior vulnerabilidade social de Minas Gerais, em parceria com a
Escola Municipal Prof. Edson Pardi, a ONG desenvolveu o Programa Agitar que
funciona aos domingos, de 14h30 às 17hs, com a colaboração de voluntários que
desenvolvem atividades de recreação, educativas, musicais, esportivas,
profissionalizantes e de nutrição para os participantes.
O Programa Agitar proporciona ambiente
seguro e saudável às crianças e adolescentes dando margem ao seu
desenvolvimento como pessoas inseridas nos princípios de cidadania que devem
nortear as boas relações do indivíduo com a sociedade.
Projeto: Peers Early Education Partnership (PEEP)
Executor: PEEP org. UK
O Programa PEEP (Parents Early Education Patnership) foi criado em
1995 em uma área de vulnerabilidade social. É
um programa de intervenção na aprendizagem dos primeiros anos que trabalha com
pais e crianças desde o nascimento até a idade de 5 anos.
O PEEP tem como objetivo aumentar a participação de pais e
cuidadores no desenvolvimento e aprendizagem de seus filhos pequenos. O
programa dá suporte para que os pais/cuidadores possam desempenhar o papel de
primeiros educadores.
O programa é baseado no sistema (ORIM) que reconhecem que as
crianças se beneficiam de: Oportunidade
de aprender; Reconhecimento e
apreciação de seus esforços e de suas conquistas; Interelação com adultos para falar sobre o que fazem, sabem e
sentem e Modelagem pelos adultos de
comportamentos atitudes e atividades.
O
programa oferece muitos tipos de atividade diferentes que são desenvolvidas em
casa ou durante uma reunião de grupo ou numa sessão PEEP.
As
reuniões de grupo ocorrem em centros de saúde, escolas, centro de atividades.
São geridas por um coordenador e um cocoordenador e duram de uma a duas horas
uma vez por semana. O grupo é formado por no máximo 12 famílias.
O
programa também visa melhorar o desenvolvimento da autoestima dos bebês e
crianças, bem como o desenvolvimento de uma atitude positiva para com a
aprendizagem. Propõem-se ainda a desenvolver a linguagem, o letramento e o
aprendizado dos números e o desenvolvimento físico.
Desde
a sua criação, a PEEP foi submetido a um processo de evolução e aperfeiçoamento
em todas as facetas do programa, um processo que culminou com o Programa Aprender Juntos.
A
primeira fase do programa, PEEP Precoce, tem três níveis (para bebês; crianças
menores de um ano; e crianças com 2 anos) e a segunda tem dois (para crianças
de 3 e 4 anos). Cada nível PEEP é adaptado para o estágio de desenvolvimento
das crianças por idade, e cada um tem um currículo diferente e materiais para o
uso de famílias em casa.
Hoje, o Programa “Aprender Juntos”
disponibiliza treinamento e apoio a profissionais que trabalham com famílias em
todo o Reino Unido e também no exterior.
Projeto: Aprender em Parceria
Executor: Associação A PAR
Inspirado no Programa PEEP (Peers
Early Education Partnership), criado em 1995 na cidade de Oxford (Reino Unido),
o programa Aprender em Parceria em
Portugal tem com o objetivo melhorar as oportunidades de vida das crianças
pequenas, residentes em áreas de vulnerabilidade social e ajudar as famílias a
melhorarem seu nível socioeconômico. Assim é, ao mesmo tempo, um Projeto de
Educação da Infância e um Projeto de Capacitação Familiar.
A Associação A PAR cria oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem
para crianças dos 0 aos 6 anos,
sempre através de um trabalho de estreita parceria com pais e cuidadores. Apoiando-os em seu papel
como primeiros e mais importantes
educadores .
A PAR
objetiva o desenvolvimento de vínculos
afetivos seguros e positivos entre pais e filhos; o aumento da
consciência dos pais para as necessidades
dos filhos em cada etapa do seu desenvolvimento; o desenvolvimento
da autoestima, tanto das
crianças como dos seus pais e cuidadores; a criação de predisposições positivas para a
aprendizagem nas crianças e o desejo dos pais e cuidadores de continuar a
aprender ao longo da vida. Propõe ainda ações para o aumento dos níveis
de letramento e conhecimento
numérico; a criação de redes
sociais de suporte mútuo entre as famílias, dentro de cada
comunidade onde o programa se insere.
O
funcionamento do projeto é flexível e pode adaptar-se as necessidade locais.
Contudo, existe uma forma convencional de atendimento através de sessões semanais gratuitas para famílias
e as suas crianças, num ambiente com atividades lúdicas e diálogos com os pais
sobre temáticas relacionadas com a educação dos seus filhos. Essas sessões
realizam-se em espaços cedidos por instituições da comunidade, tais como:
Creches, Jardins de Infância, Escolas do 1º Ciclo, Centros de Desenvolvimento
Comunitário e outros. As reuniões são conduzidas por um Líder (licenciado) e
apoiado por um Assistente (preferencialmente proveniente do território de
implantação). Todos os técnicos A PAR recebem formação inicial e contínua, bem
como supervisão A PAR ao longo do funcionamento do grupo.
Existem
ainda os encontros informais de
sensibilização que consistem em abordar as famílias em contextos mais
informais e menos estruturados, tais como salas de espera de maternidades, para
orientá-las e informá-las de grupos A PAR que acontecem na zona de residência
da família.
Finalmente, o programa A PAR em casa tem como objetivo vencer a resistência
de alguns pais. Neste último formato podem ocorrer várias visitas dependendo
das necessidades identificadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário