TEMÁTICAS TRATADAS AQUI

SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



terça-feira, 1 de maio de 2012

Lá fui eu para Petrolândia, em PE, às margens do Velho Chico!

A paisagem do sertão ia se descortinando pouco a pouco. Na ida, o entardecer que tinge o céu sem nuvens de seus tons alaranjados e róseos cede lugar à noite, marcada pelo fino contorno da lua, que mais parece o sorriso do gato da Alice no País das Maravilhas.
Na volta, a manhã clara e ensolarada me deixa ver a vegetação árida e contorcida, os cabritos, as cisternas de coleta de água pluvial, os cactos. Foram 16h de ônibus para ir e voltar à Petrolândia, cidade de 32 mil habitantes, às margens do belo e imponente Rio São Francisco.
Na manhã de 2f, dia 23 de abril, eu já estava na Secretaria de Educação reunida com Romélia – a Coordenadora do Programa Alfabetizar com Sucesso – e mais 10 supervisores e coordenadores que compõem sua equipe. A Secretária, Maria do Carmo, também participou da parte final do encontro. Como nos demais municípios visitados para esta consultoria, o objetivo da reunião foi apresentar a pesquisa, esclarecer pontos do questionário por eles respondido, em diálogo com os índices demográficos do município e, sobretudo, ouvir suas angústias, sucessos, estratégias etc. sobre o Ciclo da Alfabetização. A segurança da Romélia em suas argumentações e a confiança que inspira em sua equipe merecem destaque.
Ainda pela manhã iniciei a visita à Escola Municipal José Araújo da Silva, conversando com a equipe gestora sobre a proposta de trabalho e sobre o questionário por elas respondido. Em seguida, circulei pelas 8 salas de crianças de 1º ano 3º anos do EF. Por adotarem o Programa Alfabetização com Sucesso do Instituto Ayrton Senna (IAS), a rotina das turmas é bastante igual, embora a conversa com as crianças abra sempre uma perspectiva inaugural, bem como a atuação dos professores seja sempre diferenciada em algum aspecto.

Nesta manhã, por exemplo, coube a mim coroar o Rei e a Rainha do Soletrando 2012 – uma brincadeira bem animada que estava sendo desenvolvida em uma das turmas observadas, despertando a curiosidade e o envolvimento de todas as crianças.


No fim da tarde, além de visitar mais 2 grupos de meninos e meninas do 3º ano, fiz a atividade com as crianças de uma turma de 4º ano, contando a história do livro CARTAS ENTRE MARIAS: uma viagem à Guiné Bissau (com texto meu e fotos de Virgínia Yunes, editado pela Ed. Evoluir Cultural – veja mais detalhes no Blog).
De noite foi realizado um encontro com cerca de 100 professor@s no Auditório da Escola Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, quando procurei esclarecer alguns pontos sobre a minha visita, e ainda preocupei-me em ouvi-los em suas experiências. Bem participativ@s, levantaram algumas questões sobre o Ciclo da Alfabetização, e outras tantas que eram específicas da opção pelo Programa do IAS adotado pelo município em consonância com o Governo Estadual.
Na 3f cedo, a visita foi na Escola Municipal 1º de Maio – com menos turmas do que a anteriormente visitada, esta escola também mostrava os mesmos cuidados com o espaço físico (a hortinha e a plantação de milho são um destaque!),...

... e ali também a equipe pedagógica mostrou-se não só acolhedora e comprometida, como especialmente aberta ao diálogo e disposta a desenvolver o melhor trabalho possível com as crianças. Na visita às turmas de 1º ao 3º anos do turno da manhã, pude presenciar uma brincadeira na qual uma turma estava animada e envolvida, preocupando-se coletivamente com a inserção de uma das crianças, portadora de necessidades especiais – lindo exemplo de inclusão que se repetiu quando fui observar as propostas desenvolvidas neste grupo em sala de aula.
Naquela tarde, voltei à EM José Araújo da Silva, onde fiz mais dois momentos de atividades com as crianças do 4º ano, nos moldes da véspera.
De noite, como última etapa da visita ao município, um encontro com as famílias, novamente no auditório da EM Dr. Francisco Simões de Lima. Foram mais de 80 mães, pais, tias, avós (e mais de uma dezena de crianças!) dando seus depoimentos – todos positivos! – sobre a aprendizagem das crianças no Ciclo da Alfabetização.  A reunião também se mostrou oportuna para a discussão de outros pontos específicos do funcionamento do Programa do IAS – como o “para casa”, ou a quantidade e dificuldade de alguns conteúdos – ou ainda para a reivindicação de questões outras, como a imposição de limites às crianças na escola, matrículas, relações professor-aluno, mais aulas de arte etc.: todos pontos prontamente respondidos por Romélia.
AINDA RESTA DIZER:
Silvinha, como todos a chamamos, já me esperava no aeroporto com seu sorriso e olhar sempre doces e acolhedores. Maravilha chegar a Recife e poder ficar na casa dessa amiga querida, da mesma forma que foi ótimo quando fiquei na casa da Adri em Porto Alegre. Quem tem amigas assim, tem tudo, né? E foi depois de uma deliciosa manhã de passeios por Olinda com Silvinha, com direito a comprar biscoitinhos no convento, que embarquei rumo ao até então desconhecido para mim: o sertão pernambucano.
O cansaço da longa viagem foi amenizado de imediato pela acolhida carinhosa e generosa de Sydcleide – Diretora de uma das escolas que eu iria visitar, que me convidou, mesmo sem me conhecer, para eu ficar em sua casa, junto com sua família: Roberto Carlos, seu marido; Ana Clara e  Antonio, seus dois filhos fofos. Mas esse núcleo se amplia com sua mãe e seu pai, que moram ao lado, e diariamente nos visitam e levam leite fresco, tirado das vaquinhas do curral; com sua irmã, cunhado e sobrinhos – sobretudo o gorduchinho Sergio – também vizinhos, que vêm sempre conversar; e ainda por Preta, cuja gentileza, sorriso e temperos ficarão para sempre na minha memória.
Tenham certeza de que nada do que eu escreva aqui será suficiente para expressar minha gratidão pela acolhida em sua casa nesses dias de trabalho puxado em Petrolândia. A vocês, os meus maiores e mais sinceros agradecimentos!