TEMÁTICAS TRATADAS AQUI

SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



domingo, 22 de abril de 2012

Conhecendo LAJEADO, no RS!

Os três dias anteriores tinham sido de virada – cercada de Daniela, Ariane e Adriana, fechava as tabulações dos inúmeros questionários para a elaboração do segundo relatório parcial da pesquisa. Assombros positivos e negativos eram partilhados em voz alta na mesa de jantar que acolhia a todas.
Fim da tarde de domingo, dia 15 de abril, chegava a hora de partir. Destino: Lajeado, no RS – município que representaria a Região Sul na pesquisa que coordeno dentro da consultoria sobre os Ciclos da Alfabetização. O voo era para POA e na manhã de 2f, um ônibus para Lajeado.
Chegar na rodoviária de Lajeado e ser recebida por Sr. João (que todos chamam de Chico) já foi incrível! Simpático, falante, ensaiava palavras em Espanhol e Alemão – hilário! Adriana Ganzer foi comigo e fomos levadas diretamente para a Secretaria de Educação, onde conheci as Coordenadoras Roseli (com quem trocava correspondências e telefonemas) e Vanessa, e a Secretária de Educação, Rejane.  Assim como na Região CO, nosso encontro visou explicitar a pesquisa e, sobretudo, ouvir suas falas sobre o Ciclo, vantagens, dificuldades, estratégias de superação etc. Também aproveitamos para conversar/debater sobre as respostas dadas aos questionários e, ainda, sobre os índices demográficos educacionais do município.
Almoçamos e partimos para a EMEF Capitão Dieter, numa zona mais rural. Escola pequenina, com poucos alunos, que impressiona pelo cuidado, limpeza e organização. Inicialmente me sentei com a equipe gestora para conversar sobre o projeto e ouvi-los sobre a escola, sobretudo tirando dúvidas sobre o questionário enviado. Em seguida fui conhecer a sala que atende, juntas, as crianças do 1º ao 3º  ano do EF. Ótimo encontrar brinquedos e todo o material ao alcance dos meninos e meninas do grupo!

Às 18:30h nos reunimos na Secretaria de Educação com o grupo de cerca de 25 professores e equipe pedagógica das cinco escolas municipais que adotam o sistema de Ciclos de Formação Humana. Ali também a proposta foi ouvi-los em suas angústias, vitórias, sugestões... Muito participativos, trouxeram importantes contribuições à investigação.
No dia seguinte, fomos recebidas cedo na EMEF Guido A. Lermen, onde passei o dia inteiro.  
Começamos também com uma conversa informal e esclarecedora junto à equipe gestora e partimos para a visita de observação das turmas de educação infantil / 1º ano (que trabalham juntas); e do 2º e 3º anos do EF. Nesses momentos, procurei observar as crianças em atividade, conversar com elas e com @s professor@s, observar a organização dos espaços e materiais etc. Também aqui a presença dos brinquedos, da autoria e da identidade das crianças chama atenção nas salas de aula! Que coisa boa, minha gente!!!

Nesta escola desenvolvi, ainda, a proposta de narração de história e escrita de cartas para as crianças do 4º ano, que no turno da tarde estavam juntas das do 5º ano (em breve publicarei as fotos no BLOG do Cartas entre Marias).
As duas escolas visitadas têm bibliotecas bem montadas e acolhedoras, que favorecem o interesse das crianças pela literatura...
Escola Guido
Escola Capitão
Nesta segunda noite, encontrei-me na Secretaria de Educação com um grupo de cerca de 25 pais e mães das crianças do Ciclo da Alfabetização das cinco escolas da rede organizadas em Ciclo. Foi muito legal ouvi-los e perceber o quanto aquele grupo está envolvido e comprometido com o trabalho desenvolvido pelas escolas...!
Na 4f às 7h, parti para a rodoviária e segui para Porto Alegre. De lá, tomei um avião para São Paulo, onde participei da noite de premiação do Programa Pelo Direito de Ser Criança, da UNILEVER – mas aí já é outra história! Conto em outra postagem... =)
Notinha de rodapé: no sábado, dia 21/4, sigo de SP para Recife – Região NE, aqui vou eu!!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

JACIARA – e lá fui eu!!

O despertador tocou às 4:15h de 2f, dia 9 de abril. Mochila e sacola prontas, rumei para o aeroporto de Floripa a fim de iniciar a peregrinação aérea e terrestre até Jaciara, no sul de Mato Grosso, onde cheguei às 14h (hora local – para mim, já eram 15h!).
Carinhosamente recebida na rodoviária por Wanderlucy e Sr. Manoel, deixamos as coisas no Hotel e seguimos para a EM Maria Villany Delmondes para um primeiro “reconhecimento de terreno” e, de lá, fomos para uma reunião na Secretaria de Educação – eram 12 presentes entre Secretária, ex-Secretário, Diretoras de Escola, Coordenadoras... O objetivo era explicitar a pesquisa e, sobretudo, ouvir suas falas sobre o Ciclo, vantagens, dificuldades, estratégias de superação etc. Também aproveitamos para conversar/debater sobre as respostas dadas aos questionários e, ainda, sobre os índices demográficos educacionais do município. Foi um encontro muito intenso e proveitoso!
Às 19h tivemos outra reunião – desta vez no grande espaço da EM Maria Villany Delmondes, carinhosamente arrumado e cedido para tal.
A proposta era reunir professor@s e equipes pedagógicas que atuassem com as crianças do Ciclo da Alfabetização para ouvi-los em suas angústias, suas vitórias, suas sugestões... Diferente disso, apareceram ao todo cerca de 70 professor@s de todos os níveis de ensino – de Educação Infantil às séries finais do Ensino Fundamental – o que, sem dúvida, acabou contribuindo para dispersar um pouco o foco do encontro. Ainda assim, o debate foi interessante e mostrou vários pontos que merecem reflexão futura, sobretudo, a questão central: o que é Ciclo? E as dela derivadas: será o aproveitamento das crianças tão bom nas escolas cicladas, quanto nas escolas seriadas? Como dar conta de atividades diversificadas nas salas? - entre outras. A equipe gestora da escola foi incansável em abrir o espaço e me facultar acesso a tudo! Aliás, foi a boa prática do registro permanente que favoreceu isso...

No dia seguinte, a jornada começou às 7h, com visita de observação à EM Maria Villany Delmondes,
Além da proposta de narração de história e escrita de cartas para as crianças do 4º ano (ver detalhes no BLOG Cartas entre Marias), também percorri todas as turmas de 1º, 2º e 3º anos, tanto da manhã, quanto da tarde, totalizando 10 turmas do Ciclo da Alfabetização. Nesses momentos, observava as crianças em atividade, conversava com elas e com @s professor@s, observava a organização dos espaços e matérias etc. Vi como estavam caminhando as propostas diversificadas; como era o processo de avaliação diagnóstica e permanente; como as crianças de diferentes níveis de aprendizagem ajudavam umas às outras, entre outros aspectos relevantes.
Na noite deste segundo dia, foi feito um convite às famílias das crianças do Ciclo da Alfabetização de todas as escolas da rede a fim de trocar ideias sobre a relação família-escola. A adesão foi de mais ou menos 70 adultos e outras tantas meninas e meninos. As angústias de uns eram, muitas vezes, respondidas pelo relato de experiência de outros... Será que as crianças que estão indo adiante sem terem cumprido todos os objetivos no primeiro ano vão mesmo ser capazes de conseguir isso até o final do terceiro? - exemplo de pergunta que acabou sendo respondida pela depoimento de uma mãe de duas crianças gêmeas, cujos resultados no primeiro ano tinham sido bem diferentes e que, hoje no terceiro, já estão igualmente lendo e escrevendo se dificuldades... Será que a não reprovação não desistimula as crianças nosestudos? E mais uma vez a curiosidade infantil foi resaltada, bem como seu desejo de querer saber, mais e mais... Foi muito bacana a participação de mães, pais, avós no debate!
Na 4f às 7h, parti para a última manhã de visitas – desta vez fui conhecer o espaço, os materiais, @s professor@s, equipe gestora e as crianças do 1º e 2º anos da EM Amélia Freire Gomes, que implantou o horário integral de 8h/dia. Foi bom ver que criaram um espaço coletivo de maior acolhimento e incentivo à leitura!
Em seguida, fui para a EM Magda Ivana, já na periferia, quase zona rural, para conhecer o trabalho desenvolvido com o Programa Mais Educação, com o Programa UCA (Um Computador por Aluno) e, mais uma vez, conhecer as crianças, @s professr@s, materiais e espaços físicos das turmas da manhã de 1º, 2º e 3º anos. Uma pena saber que vários pais que foram indicados participar do horário integral com o Programa Mais Educação acabam não levando seus filhos...

No final da manhã, um presente! Fui brindada com um delicioso almoço na Cozinha Única, com um cardápio para lá de especial! Um prato típico do MT chamado “Maria Isabel” (!!) – delícia pura!! Grande parte da equipe gestora me acompanhou neste momento de despedida e comecei, a seguir, o périplo de volta, chegando quase 1h da manhã em Floripa...
Obrigada a tod@s pela abertura ao diálogo e pela acolhida! =)

quinta-feira, 12 de abril de 2012

FOI DADA A LARGADA!

Começaram esta semana as visitas de observação para a consultoria sobre Ciclo da Alfabetização. Os municípios a serem visitados foram selecionados a partir da análise cuidadosa do primeiro questionário respondido pelas Secretarias Municipais de Educação de todo o Brasil + o questionário complementar respondido pelos municípios brasileiros com Ciclo da Alfabetização consolidado (isto é: implantado antes de 2009 e ainda em funcionamento) + questionários respondidos pelas escolas destes últimos.

Serão visitados:
- na Região Centro Oeste: Jaciara (MT) - de 9 a 11/4
- na Região Sul: Lajeado (RS) - de 16 a 18/4
- na Região Nordeste: Petrolândia (PE) - dias 23 e 24/4
- na Região Norte: Dois Irmãos do Tocantis (TO) - dias 26 e 27/4
- na Região Sudeste: Coronel Fabriciano (MG) - de 2 a 4/5

Acompanhem os comentários aqui no BLOG! =)